01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

Papa encoraja desempregados

Em mensagens pelo Dia de Aparecida, Pontífice também pede ânimo contra a corrupção

Por O Dia

Aparecida (SP) - Devotos de Nossa Senhora Aparecida comparecem ao Santuário Nacional no dia da Padroeira do Brasil (Thiago Leon/Santuário Nacional)
Aparecida (SP) - Devotos de Nossa Senhora Aparecida comparecem ao Santuário Nacional no dia da Padroeira do Brasil (Thiago Leon/Santuário Nacional) - Felipe Guimarães/Santuário Nacional

Duzentos mil fiéis foram a Aparecida neste feriado para reverenciar a Padroeira do Brasil, cuja imagem surgiu das águas do Rio Paraíba do Sul há 300 anos. O Papa Francisco mandou mensagem, exibida em vídeo na missa campal das 9h30, e o público vaiou quando políticos presentes foram anunciados o governador Geraldo Alckmin e os ministros Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Inovações).

"Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por trabalhadores pobres: hoje abençoa todos, especialmente aqueles que procuram um trabalho", escreveu o pontífice, em português, no Twitter. O Papa também gravou um vídeo em português em que pede que os cristãos "não se deixem vencer pelo desânimo". "O Brasil, hoje, necessita de homens e mulheres que, cheios de esperança e firmes na fé, deem testemunho de que o amor, manifestado na solidariedade e na partilha, é mais forte e luminoso que as trevas do egoísmo e da corrupção."

No vídeo, Francisco lembra a visita que fez ao Santuário em 2013, diz que está "com saudades do Brasil", mas lamentou que não pôde vir à comemoração dos 300 anos do encontro da imagem da santa por causa da agenda. "Ainda que não esteja fisicamente presente, quero entretanto, manifestar meu carinho por este povo querido."

Padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário, comentou sobre a ausência de Francisco, que havia prometido, assim que assumiu o Papado, que viria para a festa.

"Ano passado, fomos a Roma levar a imagem, e o Papa já dava sinais de que não viria. A razão é pastoral da igreja. Este ano, seria de visitas de bispos, ele tem que receber um por um. A viagem iria custar uma semana a ele", disse.

O estacionamento, com capacidade para três mil carros e dois mil ônibus, lotou logo nas primeiras horas da manhã.

Temer pede por dias melhores

O presidente Michel Temer divulgou nas redes sociais vídeo por conta da celebração do dia da padroeira. Na mensagem, além de narrar parte da história da santa, Temer diz que roga a Deus por dias melhores. "Olhemos para o futuro com fé e esperança; façamos nossa parte. Logo virão resultados de paz e progresso para todo o povo brasileiro", diz o presidente. "Eu e minha família nos unimos aos romeiros, aos devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogando a Deus por dias melhoras para todas as famílias do Brasil", completou.