IDOSOS E CÃES: UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL

Por O Dia

Eles não têm bula, mas são excelentes 'remédios' para as pessoas, principalmente idosos, que têm o mês de outubro dedicado a eles. Pesquisas comprovaram que a relação entre cães e humanos traz benefícios à saúde. E para os da terceira idades ajuda, ainda, a combater um mal que acomete muito nessa época da vida: a solidão. Que o diga os idosos que vivem em abrigos.

Segundo o veterinário Diogo Alves da Conceição, conselheiro-titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio, pessoas que interagem com animais tendem a ter níveis controlados de estresse e pressão, e têm menos problemas cardíacos. Essa convivência reduz a pressão sanguínea, o colesterol, estimula a atividade física, faz o idoso se sentir apto à socialização e ajuda na auto estima e aumenta a sensação de segurança, principalmente se o idoso vive só.

Por isso, alguns abrigos têm estimulado essa relação com a visita de cães da Guarda Municipal. Um deles é o Cristo Redentor, em Bonsucesso. Responsável pelo local, Tânia Lima, revelou que incentiva esse tipo de atividade. Já o comandante do Grupamento de Cães de Guarda, Aluizio Alvarenga, se diz satisfeito com a melhora na saúde dos idosos com essa atividade.

Comentários

Últimas de É o Bicho