NOVEMBRO AZUL: ENTRE NESSA CAMPANHA

Por O Dia

O outubro foi rosa, e o novembro agora é azul. A cor é referente à campanha contra o câncer de próstata em humanos. Mas os pets também estão nessa, já que podem ter o problema. Segundo a veterinária Mariana Cazaux, consultora em Oncologia Clínica, a doença acomete 0,6% dos cães. Apesar da baixa incidência, ela considera a campanha importante para alertar os tutores sobre o problema. E a campanha ajuda, ainda, a prevenir doenças, como a hiperplasia prostática benigna.

Mariana diz que o câncer de próstata pode acometer qualquer raça, e que a castração pode preveni-lo. A cirurgia, ela conta, que também evita neoplasias testiculares. Os sintomas são dificuldade para urinar e defecar e recorrentes infecções urinárias. Já alterações hormonais e na pelagem e aumento dos testículos são indicativos do câncer nessa região. A veterinária explica que as causas para esses problemas ainda não foram estabelecidas, mas que a doença em cães castrados é menos agressiva.

Além de castrar, retirar a próstata e quimioterapia são alguns dos tratamentos. Para tumores testiculares há cura, já para os prostáticos é mais difícil. Levar o pet ao veterinário é a melhor forma de prevenção às doenças.

Comentários

Últimas de É o Bicho