A missão do educador

Em uma sociedade cheia de contra-valores, que tem dificuldade de encontrar pontos de referência, é necessário que os jovens tenham nos professores uma referência positiva

Por O Dia

Hoje é comemorado no Brasil o Dia do Professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país. É uma das mais importantes profissões, mesmo que pouco valorizada, pois sem ela, a transmissão do conhecimento não seria possível. Mestre: como é belo este título! O nosso primeiro e maior mestre é Jesus. São Paulo nos diz que Jesus deu à sua Igreja apóstolos, pastores e mestres. Professores são multiplicadores de esperanças. Trabalham com afinco, rompem obstáculos. Sabemos que o trabalho dos professores não é fácil. Por isso, é importante a perseverança! Educar é criar, impulsionar e capacitar para a vida. É conceder ao outro a aquisição de saberes essenciais para uma existência digna e um futuro promissor.

Em uma sociedade cheia de contra-valores, que tem dificuldade de encontrar pontos de referência, é necessário que os jovens tenham nos professores uma referência positiva. Mestres capazes de dar sentido à escola, ao estudo e à cultura, sem reduzir tudo unicamente à transmissão de conhecimentos técnicos, mas tendo por objetivo construir uma relação educativa com cada estudante, que deve sentir-se acolhido e amado por aquilo que é, com todos os seus limites e capacidades.

Certa vez, durante visita a universidade, o Papa Francisco disse que os professores devem ensinar os conteúdos, valores e costumes da vida. E afirmou: "Para aprender os conteúdos é suficiente o computador, mas para compreender como se ama, para compreender quais são os valores e os costumes que criam harmonia na sociedade, é necessário um bom professor!" Que Deus conceda sabedoria, paciência e perseverança a quem tem a missão de educar.

 

Comentários