Cartão de visitas

Unidades decoradas ajudam na visualização do futuro imóvel e na escolha da moradia certa

Por O Dia

A compra de um imóvel na planta envolve muitos sonhos. E uma das formas de visualizar a futura moradia é visitar os apartamentos decorados. O espaço é pensado para encantar os clientes e dar uma noção mais real dos ambientes, além de mostrar sugestões de como decorá-los. Quem visita os estandes de vendas das construtoras, onde geralmente os decorados são montados, às vezes se esquece de considerar itens importantes, como a utilização de móveis planejados, o espaço de circulação e o posicionamento dos móveis. Mas, com algumas dicas simples, é possível aproveitar bem a visita. De acordo com Humberto Furlanetto, diretor da construtora e imobiliária Bambuí, o primeiro passo é avaliar o projeto de arquitetura, observando com atenção o que será possível fazer no apartamento. Além disso, é importante verificar se os cômodos são bem divididos e se levam em consideração o espaço para circulação.

O executivo sugere ainda visitar o decorado mais de uma vez. "Se possível, com companhias diferentes em cada oportunidade. Opiniões e visões distintas são sempre bem-vindas para fechar negócio. Não deixe de fotografar o modelo decorado", lembra Furlanetto. Ele também recomenda atenção aos modelos que já têm sala estendida, ou seja, sem as paredes do terceiro quarto. "É importante saber o tamanho real que o ambiente tem sem essa alteração", diz.

Fernando Santos, arquiteto e diretor da Santos Projetos, acrescenta que deve-se considerar o tipo de família na escolha do imóvel. "O estilo de decoração proposto no decorado pode ser perfeito para um casal, mas pode não ser adequado para uma família com filhos muito pequenos, que precisam de espaço livre no chão e mobiliário que não seja tão fácil de escalar", lembra. Santos aponta ainda que saber o que se deseja da sala também é importante. "Nos apartamentos decorados, geralmente há grandes TVs na sala. Mas, se o hábito da família é ter TVs só nos quartos, o layout e o mobiliário mudam significativamente", afirma.

Humberto Furlanetto ressalta que é necessário aproveitar ao máximo a visita ao decorado, explorando cada detalhe. "Tire suas dúvidas com o corretor. Faça medições, pergunte se o decorado é diferente do apartamento padrão, quais foram as principais mudanças. Isso será importante para você perceber se seus móveis e eletrodomésticos, por exemplo, poderiam ser utilizados, ou se o sofá dos sonhos caberia naquele espaço", reforça o diretor da Bambuí. E, se restarem dúvidas, o especialista indica levar a planta para um arquiteto analisar e fazer um projeto com base nas necessidades reais da família.

Comentários