01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

Setor de beleza vira alternativa de trabalho

Segmento emprega 50 mil pessoas no Estado do Rio, aponta levantamento

Por O Dia

Acrise afeta cada vez mais os brasileiros de diversos setores do mercado de trabalho. Em meio à onda de desemprego que atinge o país nos últimos anos, um setor acaba atraindo a atenção de quem não encontra opções de trabalho e deseja mudar de ramo. Levantamento feito pelo setor de beleza constatou que há mais de 13 mil estabelecimentos da área no Estado do Rio de Janeiro, empregando cerca de 50 mil pessoas.

Um cenário que acabou atraindo outros profissionais, em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Foi o caso de Maria Cristina Oliveira, de 49 anos. Formada em Ciências Contábeis e há 15 anos atuando como Analista de Sistemas, ela perdeu o emprego e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, por causa da idade. Foi quando decidiu começar do zero e apostar no setor de beleza. "Me identifiquei com o ramo da beleza, pois continuaria atuando no relacionamento com pessoas, o que sempre gostei de fazer em meus antigos empregos", conta.

Mesmo sem nunca ter segurado um alicate, começou o curso de capacitação em manicure, na Walter's Academy. Ela lembra que pensou em desistir, mas foi persistente com a ajuda dos professores: "Quando passei para a parte prática, tive dificuldade. Os professores me ajudaram a melhorar e me motivaram a continuar", conta a manicure.

Ela acredita que a perseverança passada pelos profissionais do salão foi fundamental: "Eles nos fazem acreditar em nós mesmos. E é isso que digo para quem está passando pelo que passei: lute e nunca desista, tem que enfrentar os obstáculos".

O centro de capacitação da rede, localizado na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, formou mais de 150 alunos nos últimos dois anos. Inclusive, muitos já saem com uma oportunidade para trabalhar nos salões próprios da Walter's Academy, que oferece cursos de corte, química em geral e manicure.