01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

PROCURA-SE temporários

Empresas intensificam as contratações até o fim do ano em todo o país. Especialistas dão dicas que podem fazer a diferença para uma efetivação

Por O Dia

Há três meses do fim do ano, o comércio já começa a se mobilizar. Com o aumento da movimentação nas lojas, cresce a procura por temporários. Pesquisa da Fecomércio RJ/FGV Projetos estima que 18 mil estabelecimentos no Estado do Rio já fizeram contratações ou ainda vão contratar. O Manpower Group, empresa especializada em gestão e contratação de pessoas, anuncia o começo do processo de recrutamento e seleção para mais de seis mil vagas até o fim do ano.

Mas o universo de vagas que surgem até o fim do ano é bem maior. Dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) apontam a abertura de 374 mil oportunidades de setembro a dezembro deste ano. Um crescimento de 5,35% em relação ao mesmo período do ano passado 115 mil delas devem surgir em dezembro. Ainda de acordo com o levantamento da associação, 55% dessas chances são voltadas para o comércio, 36% são para a indústria e 9% para o setor de serviços.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que mais de 73 mil pessoas serão contratadas pelo comércio brasileiro para as festas de fim de ano, alta de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em meio a esse cenário, especialistas vêem com otimismo a possibilidade de efetivação, caso o temporário corresponda às expectativas. Foi o caso, por exemplo, de Francisco de Assis, barman do Belmonte, na Lapa. Contratado nos Jogos Olímpicos, ele investiu em qualificação para permanecer no emprego. "Para quem está fora do mercado, o temporário é uma possível porta de entrada. É nessa hora que o mercado aquece. Você, que está buscando uma recolocação, tem uma ótima oportunidade para conquistar um emprego temporário e transformá-lo em efetivo. Aliás, buscar essa efetivação é exatamente o que deve mover você, o que deve inspirar sua postura e suas atitudes durante esse processo", analisa Maura Xerfan, gestora de carreiras e consultora de Marketing Digital.

Márcia Almström, diretora de RH do Manpower Group, observa, também, a oportunidade para quem ainda busca ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez. "A proximidade do fim do ano reaquece as oportunidades para o trabalho temporário principalmente para o comércio. Esta é uma excelente oportunidade para profissionais do primeiro emprego e também para o profissional que está buscando se reinserir no mercado de trabalho. E, desempenhando um bom papel, conquistar um trabalho fixo no início do próximo ano", observa.