RETA FINAL DO ENEM O Dia - Empregos
01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

RETA FINAL DO ENEM

Por O Dia

Oque devem fazer os candidatos do Enem, nesse mês que falta para as provas? Em quais temas centrar o foco? A coluna traz as dicas Guilherme Maynard, diretor da Prepara Cursos, rede que oferece 80 cursos em 500 unidades espalhadas pelo país. Aí vão as recomendações para cada área de conhecimento.

Em Humanas, a prova costuma dar prioridade a temas relacionados a questões ambientais, sociais e políticas. Impactos da tecnologia na sociedade, questões de cidadania, história do Brasil, problemas urbanos e meio ambiente caem bastante nas provas de história, geografia, sociologia e filosofia.

"A prova de português exige bastante interpretação de texto, conhecimento de gêneros textuais, de figuras e funções de linguagem, literatura e gramática", completa o diretor. Já para os testes de língua estrangeira, é importante estar atento à gramática também e à interpretação de texto.

Em Exatas, a prova aborda o conhecimento específico da área. "Funções, probabilidade, geometria, estatística e análise combinatória são assuntos que sempre estão presentes na prova de matemática", aponta Maynard. Mecânica, conceitos de energia, eletricidade e termofísica caem bastante na prova de física. Em química, é importante o aluno dominar funções orgânicas, exercícios que calculam pH, equilíbrios químicos e termoquímica.