Ora, pois! Portugal na Copa

Lusos vencem a Suíça e serão cabeças de chave na Rússia; França também se garante

Por O Dia

Com o Estádio da Luz lotado, pintado de vermelho pela torcida, Portugal, atual campeão europeu, se impôs, venceu por 2 a 0 a Suíça, e garantiu a classificação para a Copa do Mundo, ainda por cima, como cabeça de chave. Os gols da vitória foram marcados por João Mário e André Silva. Já os suíços, que ficaram em segundo no Grupo B, vão para a repescagem.

"Esta equipe é uma das melhores de sempre de Portugal. Cristiano Ronaldo e André Silva são dois goleadores, dois grandes concretizadores, um é o melhor do mundo, marca sempre gols, e o outro é um jovem que está aparecendo e que tem feito gols com regularidade", disse o técnico de Portugal, Fernando Santos.

Pelo Grupo A, a França garantiu vaga no Mundial ao vencer por 2 a 1 a Bielorrússia, em Paris. Griezmann abriu o placar, aos 27 do primeiro tempo, e Giroud ampliou, seis minutos depois. Antes do intervalo, Saroka diminuiu, aos 44. Quem dançou foi a Holanda, que apesar de vencer por 2 a 0 a Suécia que foi à repescagem , não obteve a classificação. A última vez que a Laranja Mecânica ficou fora de uma Copa do Mundo foi em 2002.

Após o jogo, o meia Robben anunciou sua aposentadoria da seleção holandesa. "E o homem de vidro foi quem mais durou", disse Robben, em tom de brincadeira, referindo-se ao apelido que a imprensa holandesa lhe deu por causa de suas lesões. Foram 96 jogos e 37 gols com a camisa laranja, além de uma participação em final de Copa, em 2010.

No Grupo H, a Bélgica, já classificada, goleou por 4 a 0 o Chipre, enquanto a Grécia construiu o mesmo placar diante de Gibraltar e assegurou vaga na repescagem.

REPESCAGEM DEFINIDA

Oito países vão disputar as últimas quatro vagas da Europa. Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia, as quatro equipes mais bem classificadas, entram na disputa com a vantagem de fazer o jogo de volta em casa, e vão enfrentar Suécia, Irlanda, Grécia e Irlanda do Norte. O sorteio dos jogos será na terça-feira. Os confrontos acontecem entre os dias 9 e 14 de novembro.

Galeria de Fotos

Giroud (caído) desloca o goleiro bielorrusso para fazer o 2º da França AFP
Jogadores de Portugal comemoram o gol de André Silva, o segundo na vitória sobre a Suíça no Estádio da Luz: festa vermelha e verde em Lisboa FOTOS AFP

Comentários

Últimas de Esporte