Vascão vence clássico e sonha com a Liberta

Em jogo de muita polêmica envolvendo a arbitragem, Nenê garante os três pontos em cima do Botafogo e leva o time ao 8º lugar no Brasileiro

Por MARCELO BERTOLDO

Não é São Januário, mas o Maracanã ferveu como um caldeirão no reencontro do Vasco com a sua torcida, coroado com a vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, que 'abraçou' o papel de coadjuvante como visitante, na arquibancada e em campo. Três meses após a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de seis mandos, o Cruzmaltino não decepcionou as mais de 30 mil vozes que fizeram o Maracanã ferver após o gol de Nenê, que coloca a equipe na disputa de uma vaga na Libertadores e na cola dos rivais Botafogo e Flamengo.

No reencontro dos treinadores Zé Ricardo e Jair Ventura, revelações do Brasileiro de 2016, o primeiro levou a melhor. Mais disposto a se arriscar, o Vasco teve a iniciativa, mesmo quando faltou técnica. A bomba de Wellington na trave de Gatito foi um recado claro de que a festa da torcida na arquibancada não seria em vão. Mais organizado, o Botafogo teve maior posse de bola, mas não traduziu em chances o domínio.

Com Pimpão apagado e Brenner isolado, o Glorioso tentou sem sucesso furar o bloqueio adversário pelos lados. A lentidão prejudicou a maioria dos contra-ataques do Vasco. Perdido entre os zagueiros, Thalles pouco ameaçou. Sobre Nenê, o torcedor esperava muito mais no primeiro tempo.

A entrada de Pikachu no lugar de Wagner foi a indicação de que Zé Ricardo estava disposto a se arriscar. Jair Ventura demorou a mexer. Após o gol de Nenê, aos 24 minutos, tudo ficou mais difícil. A bola ainda desviou em Carli. Os jogadores reclamaram de toque de mão antes da finalização, mas o árbitro Vinícius Araújo nada marcou.

Quente, o clássico ainda teve polêmicas em cruzamento para a área os alvinegros pediram pênalti em toque de mão de Ramon e após tentativa de lambreta de Paulo Vitor. O tempo fechou, com muito empurra-empurra e ajudou o Vasco a esfriar a pressão. No fim, apenas uma torcida sorriu no Maracanã. De norte a sul desse país, como diz o hino vascaíno.

Galeria de Fotos

14/10/2017 - Campeonato Brasileiro de Futebol 2017 - Jogo entre as equipes do Vasco x Botafogo, ambas do Rio de Janeiro, no estádio Mário Filho, o Maracanã,na cidade carioca. Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia Alexandre Brum / Agencia O Dia
Nenê festeja o gol da vitória sobre o Botafogo, no Maracanã Paulo Fernandes/Vasco
14/10/2017 - Campeonato Brasileiro de Futebol 2017 - Jogo entre as equipes do Vasco x Botafogo, ambas do Rio de Janeiro, no estádio Mário Filho, o Maracanã,na cidade carioca. Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia Alexandre Brum / Agencia O Dia

Comentários

Últimas de Esporte