Curso pré-vestibular fará aulões de 12 horas nas vésperas das provas

Por O Dia

Rio - Para acabar com as dúvidas e dar aquela revisão em todas as disciplinas antes do Enem, o curso Descomplica, pré-vestibular online, fará dois aulões com duração de 12 horas, nos dias 4 e 11 de novembro, respectivos sábados que antecedem o exame. E não vai ter só professor falando em frente ao quadro. Para facilitar o entendimento de temas-chave que vão cair na prova, teve até educador que saltou e paraquedas para explicar a Física.

Outro professor, de História, se passou por blogueira e criou um tutorial de maquiagem para falar sobre Guerra Fria. Tem um professor de Biologia que fará, ao vivo, uma tatuagem de mitocôndria para abordar respiração celular.Todo conteúdo será transmitido online e de forma gratuita, ao vivo, na página do Descomplica (descomplica.com.br), das 9hs às 21hs.

Para o gerente pedagógico do curso, Eduardo Valladares, o conceito de reter conhecimento é uma ideia ultrapassada. Hoje, os alunos estudam de maneira colaborativa. "Através dos vídeos eles ensinam as disciplinas que mais gostam". O pré-vestibular online adota a metodologia 'peer studying', uma tendência muito conhecida na Europa e nos EUA, onde o aluno ensina o que aprende para os outros.

Nos intervalos do aulão, os professores farão desafios ao vivo. "O objetivo é ensinar de maneira lúdica e divertida para que os alunos não fiquem tão ansiosos", destacou Eduardo. No primeiro sábado, a batalha será entre dois professores de Língua Portuguesa. "Eles vão estar sentados em uma bancada de telejornal, no qual duas notícia serão apresentadas, uma de forma conotativa e outra denotativa" explicou o Valladares.

Inep divulgará manual de redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará amanhã, o manual da redação (cartilha do candidato) do Enem. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todas as regras do exame anterior vão permanecer. A Vunesp fará a correção dos 6,7 milhões de candidatos.

Na sexta-feira serão disponibilizados os cartões de confirmação de inscrição. Todos os candidatos poderão acessar a página do participante pela internet (enem.inep.gov.br/participante) para conhecer o local onde farão suas provas.

Para acessar o cartão é necessário fornecer o CPF e a senha cadastrada na inscrição. Os participantes que não se lembram da senha cadastrada, há um passo a passo para recuperação de senha no mesmo site. O cartão de confirmação deve ser impresso e levado no dia do exame. Nas dicas de prova já divulgadas pelo Portal Nacional de Educação (PNE), no Facebook, há pistas sobre temas que podem ser abordados no Enem. A principal recomendação é que os alunos fiquem atentos aos noticiários do Brasil e do mundo. A prova de História (Ciência Humanas) pode trazer questões sobre a tensão entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte.

A prova de Química (Ciências da Natureza) pode abordar questões sobre a tragédia em Mariana (separação de minérios e a densidade), em Minas Gerais. A prova de Biologia
deve tratar de temas sobre ecologia, mudanças climáticas, furacões, Protocolo de Kyoto e dos principais vírus do Aedes Aegypti e sobre a microcefalia.

Na redação, uma terceira lista de possíveis temas foi divulgada no fim do mês passado. Entre os títulos estão discurso de ódio na internet, direitos dos índios, violência urbana e alimentação saudável.

Reportagem do estagiário Matheus Ambrósio, sob supervisão de Angélica Fernandes

Últimas de _legado_Notícia