'Procissamba' na orla do Rio

Escolas mirins desfilam com 17 imagens da padroeira. Zoo recebe 5.500 pessoas

Por O Dia

O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi marcado por diversas celebrações no Rio. Desde às 8h de ontem, houve atividades para celebrar os 300 anos da aparição da santa no Rio Paraíba do Sul, o Dia das Crianças e o aniversário de 86 anos do Cristo Redentor, que recebeu iluminação especial nas cores verde e amarela.

O cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, abençoou o monumento, fiéis e turistas que estiveram no Corcovado. O principal cartão-postal da cidade ganhou um bolo de três metros e a Banda Marcial Gragões Iguaçuanos, do Colégio Novo Horizonte, de Nova Iguaçu tocou marchinhas tradicionais do Carnaval carioca.

Horas depois, a comemoração seguiu para a orla do Leme, onde o padre Omar Raposo presenteou as escolas de samba mirins, que desfilaram com 17 imagens de Nossa Senhora Aparecida abençoadas por ele. A peça 'Trenzinho Caipira', de Heitor Villa Lobos, foi encenada e o samba-enredo da padroeira, o 'Aparecida de Nossa Senhora', lançado na véspera, no alto do Corcovado, foi apresentado ao público. A música, de autoria dos compositores Jorge Simas e Paulo César, foi feita especialmente para o tricentenário da padroeira.

O Jardim Zoológico do Rio, na Quinta da Boa Vista, recebeu ontem, cerca de 5.500 visitantes com uma programação especial para o Dia das Crianças. Sob sol forte, os pequenos receberam aulas de educação ambiental e prepararam, sob a supervisão de monitores, brinquedos e alimentos para as araras e os macacos.

"As ferramentas criadas pelas crianças servem para estimular nos animais, criados em cativeiro, comportamentos desenvolvidas naturalmente por espécies que vivem no habitat natural", apontou a supervisora de biologia do zoológico, Anna Cecília Leite.

Além dos cerca de 1.250 animais de aproximadamente 250 espécies diferentes, os pequenos aproveitaram os palhaços e os malabaristas espalhados pelo pátio do zoológico. Logo na entrada, balões foram distribuídos e artistas pintaram o rosto da criançada. Do lado de fora, a Cruz Vermelha distribuiu cerca de mil brinquedos e prestou socorro a pessoas que passaram mal.

Galeria de Fotos

Festa para os 86 anos do Cristo Redentor teve bolo, show e missa fotos Luiz Ackermann
Fiéis de Nossa Senhora Aparecida lotaram a praia do Leme ontem Luiz Ackermann / O Dia

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro