Veja se há risco no endereço

Por O Dia

Para saber se determinado endereço está enquadrado em Área Com Restrição de Entrega de Encomendas (Are), basta acessar www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/restricaoentrega. De acordo com a Portaria 6.206, do Ministério das Comunicações, um dos critérios para que os Correios possam realizar a entrega externa é que as vias e os logradouros ofereçam condições de acesso e de segurança aos carteiros.

De acordo com o Procon-RJ há duas hipóteses para os Correios não realizarem a entrega de uma encomenda: se o endereço do remetente estiver errado ou incompleto, e se o remetente estiver realmente localizado em área considerada de risco. No Rio, a Lei 7.109/2015 obriga que os Correios reduzam o valor do frete, quando a entrega não pode ser feita, mas pouca gente se atenta para isso.

No caso de endereços errados, os Correios devem manter a guarda do objeto entre sete e 20 dias, dependendo do tipo. Mas outros prazos podem prevalecer, dependendo das modalidades de entrega. Se for impossível devolver ao remetente, o objeto será inutilizado.

Já nos casos de áreas de risco, sempre que houver restrição de entrega o consumidor que solicitou o envio deve ser informado previamente. Se ele desejar, pode solicitar a justificativa para a restrição.

Ainda de acordo com o Procon, havendo impossibilidade de entrega, o objeto será enviado a unidade dos correios mais próxima do destino, com aviso de chegada no endereço do destinatário. A entrega poderá ser retirada em até sete dias. Em caso de extravios, os Correios possuem uma tabela de indenização.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro