Prazo de vistoria é prorrogado

Medida beneficia proprietários de veículos com finais de placa 8 e 9, afetados pela paralisação de postos

Por GUSTAVO RIBEIRO

O prazo da vistoria anual de automóveis será prorrogado para não prejudicar os motoristas afetados pela paralisação de funcionários terceirizados do Detran-RJ, iniciada no dia 13 de outubro. O calendário, que seria encerrado nesta terça-feira, será ampliado até 30 de novembro para veículos com final de placa 8 e até 31 de dezembro para aqueles com placa de final 9.

Para conseguir fazer a vistoria no novo prazo, os proprietários deverão estar em dia com o pagamento das taxas de licenciamento, do Seguro DPVAT e das multas de trânsito atreladas ao automóvel. 

"O nosso papel é atender bem o cidadão. Estamos fazendo edições do Detran Presente para suprir a ausência dos funcionários terceirizados já que a Prol foi punida administrativamente e não pode receber pagamentos do Detran. Os clientes não podem ser penalizados e precisam ter os seus carros legalizados. Por isso, ampliamos os prazos de vistoria para os veículos com placas com finais 8 e 9", explicou o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah.

Os funcionários terceirizados da empresa Prol realizam as paralisações porque estão com salários e benefícios atrasados. De acordo com o Detran, uma penalidade administrativa impede que o departamento faça pagamentos à Prol. O órgão esclareceu ainda que está contratando outras firmas para assumir a prestação de serviços.

Desde o início das paralisações, foram realizadas sete edições especiais do Detran Presente na capital e no interior. O Detran Presente é um mutirão de serviços que percorre diferentes cidades para diminuir as demandas dos cidadãos. As próximas edições do programa serão nesta terça-feira, em Nova Friburgo (Avenida José Roberto da Silveira, 74), e nesta quarta-feira, na unidade Francisco Bicalho, na capital (entrada pela Rua Idalina, 35, em São Cristóvão). O atendimento é das 9h às 16h.

Durante os mutirões, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no site www.detran.rj.gov.br. Todos esses serviços poderão ser realizados sem agendamentos.

No Detran Presente, todos os outros serviços (com exceção do Licenciamento Anual – vistoria) da Diretoria de Registro de Veículos só serão realizados para as pessoas que já estavam agendadas anteriormente nos postos afetados pela paralisação. O serviço de Licenciamento Anual não precisa de agendamento prévio.

Agentes serão identificados

Posto da Francisco Bicalho terá novo mutirão de serviços amanhã - Alexandre Brum / Agência O Dia

O prazo da vistoria de automóveis foi prorrogado até o fim do ano para não prejudicar os motoristas afetados pela paralisação de funcionários terceirizados do Detran-RJ. O calendário, que seria encerrado hoje, será ampliado até 30 de novembro para veículos com final de placa 8 e até 31 de dezembro para placa de final 9.

Os proprietários deverão estar em dia com o pagamento das taxas de licenciamento, do Seguro DPVAT e das multas de trânsito. 

Os funcionários terceirizados da empresa Prol continuam com trabalho paralisado porque estão com salários atrasados. O Detran informa que uma penalidade administrativa impede que o departamento faça pagamentos à Prol e que está contratando outras firmas para assumir o serviço.

Para diminuir os impactos, o órgão vem fazendo mutirões do Detran Presente nas cidades afetadas. Os próximos serão realizados hoje, em Nova Friburgo (Avenida José Roberto da Silveira, 74), e amanhã, na unidade Francisco Bicalho, no Rio (entrada pela Rua Idalina, 35, em São Cristóvão). O atendimento é das 9h às 16h. A lista dos serviços oferecidos está no site www.detran.rj.gov.br. Todos os serviços da Diretoria de Registro de Veículos (com exceção da vistoria) só serão oferecidos no mutirão para quem estava agendado nos postos fechados. O Licenciamento Anual não precisa de agendamento.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro