A triste realidade de quem mora no 2º distrito de Caxias

Moradores do bairro Jardim da Glória estão vivendo em completo abandono: não tem asfalto, nem saneamento básico

Por O Dia

Lama, poeira e alagamentos são rotina na Rua Manuel Jorge da Costa
Lama, poeira e alagamentos são rotina na Rua Manuel Jorge da Costa - fotoS: divulgaçaõ

Dias de poeira ou alagamentos, assim é a realidade dos moradores da Rua Manuel Jorge da Costa, no bairro Jardim da Glória, em Duque de Caxias. Sem asfalto e saneamento básico, a situação é precária.

"Estamos vivendo em abandono, se esqueceram de nós. A rua está esburacada, quando chove fica difícil sair, tenho que esperar a água baixar, é lama que não acaba mais", relata Marcos Paulo, que mora no local há seis anos.

Quando vem a chuva o medo dos moradores aumenta. Em dias assim, é comum a água invadir as casas, pois o canal que fica na rua transborda. Muitos já perderam móveis e eletrodomésticos por causa das enchentes. "A gente batalha para comprar nossas coisas e a enchente destrói. Muitos vizinhos já se mudaram por causa disso. Minha casa foi feita bem alta para evitar enchentes, mas a rua alaga e corremos risco de contrair alguma doença", desabafa Rachel Souza, que mora há 22 anos no local. 

Em dias de sol o problema é outro: a poeira. "É horrível, a casa não para limpa. Tem gente que está passando mal com alergia por conta disso. Tudo o que queremos é viver com dignidade", diz Marcos Paulo.

A Prefeitura de Duque de Caxias informou que a Secretaria Municipal de Obras está fazendo o levantamento das necessidades dos bairros de todos os distritos, principalmente no que se refere a saneamento básico e pavimentação. Todas as demandas serão incluídas no Plano Municipal de Saneamento Básico, para que sejam executados a partir de 2018, com recursos do Ministério das Cidades e do Governo do Estado. 

Galeria de Fotos

Lama, poeira e alagamentos são rotina na Rua Manuel Jorge da Costa fotoS: divulgaçaõ
Rua está cheia de problemas, em Caxias foto de divulgaçaõ
Rua está cheia de problemas, em Caxias foto de divulgaçaõ
Rua está cheia de problemas, em Caxias foto de divulgaçaõ

Comentários