Exibição de filmes e debates no Sesc

Mostras ocorrerão nas unidades de Nova Iguaçu e São João de Meriti, com a participação de críticos

Por ASSINATURA REPÓRTER

O Sesc RJ promove, a partir de terça-feira, a Mostra Crítica & Cinema, no Rio, em Niterói e nas unidades de Nova Iguaçu e São João de Meriti, na Baixada. Cineastas, críticos e espectadores irão se aprofundar sobre os aspectos relativos à crítica de cinema. Com entrada franca, o evento destaca a importância dos críticos como mediadores entre as obras e o público. A ação termina dia 29 de outubro.

Concebida pelo Sesc RJ em parceria com a Boulevard Filmes, a mostra terá exibição de filmes, em sua maioria brasileiros e latino-americanos, como o documentário 'Crítico', além das ficções 'Acima das Nuvens', 'No Meu Lugar', 'TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva', 'A Vida dos Peixes' e 'La Vida Útil: um Conto de Cinema'. Já os debates, sempre com mediação do crítico Marcelo Muller, vão abordar a responsabilidade desses profissionais na caracterização das obras, ressaltando suas particularidades para ampliar a percepção do público.

'Crítica e Público: uma Paixão em Comum', com o diretor e roteirista Teo Poppovic e com o editor do portal AdoroCinema Lucas Salgado, é o tema do debate de quinta (dia 26), no Sesc Nova Iguaçu. A partir da comédia 'TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva', dirigida por Poppovic e Paulinho Caruso, os participantes vão abordar obras que, apesar de direcionadas a grandes públicos, não se renderam a uma narrativa simplória, apresentando uma cinematografia inventiva e esteticamente diferenciada. O filme começa às 14h e o debate tem início às 15h45.

O debate 'Comédia, Crítica e Público: uma Relação nem sempre engraçada' une o roteirista e ator Daniel Furlan e a jornalista Neusa Barbosa na sexta (27), no Sesc São João de Meriti. Na pauta, uma perspectiva histórica da relação de público e crítica com as comédias brasileiras. O filme 'TOC - Transtornada Obsessiva Compulsiva' serve de ponto de partida para o painel, que vai explorar os motivos artísticos ou mercadológicos quando o assunto é a dissonância entre a recepção do público e da crítica frente às comédias nacionais. O debate ocorrerá às 19h45, após a exibição do filme, com sessão às 18h.

Comentários