Ensino para a cidadania

Colégio desenvolve minicidade para a educação da criançada

Por O Dia

Espaço tem hospital, horta e posto de combustível para os pequenos
Espaço tem hospital, horta e posto de combustível para os pequenos - Divulgação

O Centro de Integração Objetivo (Ciob), em Caxias, acaba de criar novo método de ensino para a educação experimental dos alunos. Para tanto, construiu uma minicidade na mesma rua do colégio e onde os alunos, do Jardim I ao segundo ano do Ensino Fundamental, têm acesso à área recreativa.

A minicidade possui diversos estabelecimentos iguais aos existentes na vida real. Há um hospital com área de internação, com direito à sala de emergência, um berçário com bonecas na área pediátrica e um posto de abastecimento, onde triciclos são usados como veículos pelos alunos e onde os pequenos aprendem sobre sinalização no trânsito. Existe ainda uma horta, com coelhos e passarinhos.

Para a diretora Suzi Mantovi, a proposta é dar continuidade ao que se é aprendido na sala de aula, reforçando, na prática, o que foi visto na teoria. "Eles aprendem de forma lúdica como funcionam as profissões e que acabam servindo de incentivo na escolha da carreira", avalia.

Mantovi ainda acrescenta que os alunos vão participar de um projeto que simula eleições e uma campanha contra dengue. "Teremos uma urna, onde os alunos poderão votar no colega de turma. Sobre a dengue, eles farão uma limpeza nos focos do mosquito, que serão 'espalhados' pela minicidade", conta.

Comentários