Diversão e arte vão tomar conta de Paraty

Cidade vai receber nova edição do MIMO Festival, que terá shows, filmes e palestras. Todas as atrações são gratuitas

Por LUIZ ALMEIDA

mimo festival paraty
mimo festival paraty - divulgação

O MIMO Festival vai desembarcar novamente em Paraty. Pela quinta vez, a cidade receberá uma programação bem diversificada, com exibição de filmes, workshops e palestras, além de shows variadso. Na edição 2017, a novidade ficará por conta das apresentações musicais, com apenas atrações femininas. O evento será realizado entre amanhã e domingo, dias 6 e 8 de outubro, em seis locais diferentes Casa da Cultura, Praça da Matriz, Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Forte Defensor Perpétuo, Igreja de Santa Rita de Cássia e Casa da Música.

Na noite de abertura, no dia 6, o festival começa com uma apresentação com as instrumentistas Andréa Ernest Dias, Elodie Bouny e Joana Queiroz. Também está programado show com a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, composta pelas cantoras trans Raquel Virgínia e Assucena Assucena, além do guitarrista Rafael Acerbi. Em seguida, Liniker e os Caramelows, grupo também liderado pela cantora trans Liniker.

No segundo dia do festival, 7 de outubro, show com a inglesa ALA.NI, cantora que está lançando o primeiro disco 'You & I' e apresenta repertório influenciado pelas grandes damas do jazz. Além dela, a malinesa Oumou Sangaré, voz de destaque na atual música africana. Em seguida, a cantora Baby do Brasil.

Para encerrar, dia 8 de outubro, a carioca IZA vai mostrar repertório em homenagem a Amy Winehouse, Nina Simone e Tim Maia, entre outros. Também haverá show da portuguesa Teresa Madeira, a voz do grupo Madredeus, com músicas do mais recente trabalho o disco 'O Horizonte'. "Todas as atividades convidam à reflexão sobre a diversidade da produção artística mundial. Os concertos, o Festival MIMO de Cinema, a Etapa Educativa e todas as outras ações se complementam, para que a música seja a protagonista", avalia Lu Araújo, diretora do evento.

Filmes e palestras

Paralelamente, haverá o Festival MIMO de Cinema, com produções com temática musical. Entre os filmes, os documentários 'Clara Estrela', sobre a cantora Clara Nunes, e 'Ilú Obá de Min Homenagem à Elza Soares, a Pérola Negra'. Também serão exibidos 'A Plebe é Rude', sobre a banda Plebe Rude, e 'Fevereiros', com Maria Bethânia no Carnaval de 2016.

Entre os workshops, 'Flauta Brasileira, Uma Escola de Interpretação', com a flautista Andréa Ernest Dias; e 'Criação Musical', com Joana Queiroz. As palestras serão com Teresa Salgueiro 'Amália Rodrigues' e Oumou Sangaré 'A Mulher Africana na Sociedade Atual'. Mais informações no www.mimofestival.com.

Galeria de Fotos

mimo festival paraty divulgação
No sábado, show com Baby do Brasil. Já no domingo, a portuguesa Teresa Madeira FOTOS divulgação
mimo festival paraty divulgação

Comentários