Paty do Alferes investe na diversidade da agricultura

Antiga 'capital' do tomate, cidade amplia o cultivo de alimentos variados e estreia feira agroecológica familiar

Por LUIZ ALMEIDA

Feira Agroecológica da Agricultura Familiar
Feira Agroecológica da Agricultura Familiar - divulgação

Paty do Alferes sempre foi conhecida como a 'capital' do tomate do Estado do Rio. Mas a monocultura da fruta ficou no passado. Em 2017, a cidade decidiu apostar no cultivo de outros alimentos. Para escoar toda a nova produção, passou a realizar a Feira Agroecológica da Agricultura Familiar, que estreou em 7 de outubro e acontece todos os sábados na Praça George Jacob Abdue, no Centro de 9h às 13h.

No total, são oferecidos 57 novos produtos, conforme levantamento feito pelo Sebrae. E participam da feira produtores tradicionais e orgânicos (de verduras, legumes e frutas), agroflorestais (plantas e flores) e agroindustriais, que fabricam mel, cachaça, doces e queijos.

De acordo com o prefeito Juninho Bernardes, que também é o idealizador do programa, a feira demonstra que Paty do Alferes é capaz de produzir cultivos diversos e de maneira sustentável, marcando uma nova etapa da agricultura local. "Apoiar a agricultura familiar e ao mesmo tempo promover a boa alimentação da população, cuidando do meio ambiente, é o objetivo da feira", destaca.

Ainda segundo Bernardes, a feira também é uma forma de movimentar a economia de Paty do Alferes. Isso porque, a cada 15 dias, são distribuídos aos 1,2 mil servidores municipais um vale no valor de R$ 25. A quantia é para ser usada exclusivamente na compra de produtos da própria feira.

O prefeito conta que a ideia de adotar a distribuição de vales aos servidores municipais foi inspirada nos exemplos de algumas cidades do Espírito Santo, que utilizam tal método. "Com a distribuição, injetamos R$ 60 mil por mês na economia local, incentivando os produtores e fixando o dinheiro na cidade", ensina Bernardes.

O prefeito ainda acrescenta que a intenção é capacitar cada vez mais os produtores locais de Paty do Alferes e ensinar novas técnicas de cultivo. Outro objetivo é incentivar a produção orgânica na cidade e tornar a feira referência no Estado do Rio. "Futuramente, nossa feira poderá virar um atrativo turístico", vislumbra Bernardes.

Galeria de Fotos

Feira Agroecológica da Agricultura Familiar divulgação
Feira Agroecológica da Agricultura Familiar divulgação
Feira Agroecológica da Agricultura Familiar divulgação
A Feira Agroecológica da Agricultura Familiar acontece aos sábados na Praça George Jacob Abdue, no Centro FOTOS divulgação
Feira Agroecológica da Agricultura Familiar divulgação
Feira Agroecológica da Agricultura Familiar divulgação

Comentários