História e curiosidades chegam ao mundo virtual

Arquivo Histórico de Petrópolis lança página no Facebook e disponibiliza acervo com mais de 900 mil documentos

Por LUIZ ALMEIDA

Entre as raridades, jornais, fotos e processos adminstrativos antigos
Entre as raridades, jornais, fotos e processos adminstrativos antigos - divulgação

Fotografias, jornais antigos, mapas diversos e muitos fatos e curiosidades de Petrópolis. Um acervo com mais de 900 mil documentos da Cidade Imperial, pertencente à Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, foi recentemente digitalizado e já pode ser acessado por internautas de qualquer parte do mundo, graças ao lançamento de uma página no Facebook do Arquivo Histórico de Petrópolis www.facebook.com/arquivohistoricodepetropolis/.

Entre as preciosidades, edições de jornais que datam desde o ano de 1851, plantas de imóveis, muitas fotos antigas e mapas variados. O acervo virtual ainda possui diversas certidões de óbito de 1889 a 1968 , livros de sepulturas e também processos administrativos desde 1889. Outras raridades são os livros de impostos, edições do Diário Oficial de Petrópolis, decretos, leis e ofícios municipais.

De acordo com a chefe do Arquivo Histórico, Mariza Gomes, no cargo desde 1992, a página foi criada para mostrar o valor do acervo e, assim, divulgar a riqueza dos documentos antigos da cidade. "Passei minha vida aqui fazendo a leitura de toda essa documentação. Encontrei todas essas curiosidades e até coisas importantes e até engraçadas, como os casos de polícia", conta.

Ainda segundo Mariza Gomes, a página não foi criada apenas para que o público acesso ao acervo histórico de Petrópolis, mas para que as pessoas possam trocar também informações. Além do Facebook, os documentos antigos podem ser vistos no próprio Arquivo Histórico de Petrópolis, que fica na Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Espaço funciona de segunda a sexta, 8 às 18h. A entrada é gratuita. 

Galeria de Fotos

arquivo petrópolis FOTOS divulgação
Entre as raridades, jornais, fotos e processos adminstrativos antigos divulgação

Comentários