Capacitação técnica e obras

Por O Dia

Na Região Serran, a Defesa Civil de Nova Friburgo tem realizado exercícios simulados de desocupação de áreas de risco e palestras educativas. Outra medida é a capacitação técnica de servidores, com destaque para o projeto Gides, convênio entre o Brasil e o Japão e que já levou técnicos da cidade para aquele país. Também foram retomados os Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil) nos bairros e realizada a expansão do sistema de alerta com a instalação de novas sirenes.

Já Mangaratiba na Costa Verde, acaba de assumir o sistema de sirenes e o monitoramento dos pluviômetros digitais, que antes ficavam a cargo do governo estadual. Também foram cadastradas 3,2 mil famílias, que passam a receber SMS no celular com informações sobre a previsão e as condições climáticas.

Em Niterói, nos últimos quatro anos e meio, período da atual administração municipal, foram mais de 50 obras de contenção. Entre elas, os morros do Holofote e do Palácio. No Caramujo, as intervenções estão em fase final, assim como no Morro do Bonfim, no Fonseca. No São José, as ações começaram em outubro. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) também iniciou, mês passado, a limpeza da rede pluvial. Já a Defesa Civil aprimorou o sistema VIDA Visualização Integrada de Dados , que permite monitorar, por exemplo, o volume de chuva dos pluviômetros da cidade.

Comentários