Linha direta

.

Por O Dia

O Ministério Público Federal em Brasília vai enviar à Procuradoria-Geral da República um inquérito que pega em cheio um ministro palaciano do governo de Dilma Rousseff. As investigações apontaram que saiu de um gabinete a ordem, e com dinheiro público, para fechar as pistas do Eixo Monumental próximo ao Estádio Nacional, em 2013, com queima de pneus. Era um protesto contra a Copa das Confederações na esteira dos movimentos que tomaram conta do Brasil. À época, um assessor lotado no governo Dilma fora detido pela Polícia Militar de Brasília.

A Lei

Àquela ocasião, a importante via na capital federal ficou bloqueada por horas, impedindo o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos.

Meio caminho

Confirmado presidente do PSDB, Geraldo Alckmin deu passo gigante para se lançar ao Planalto. Será oficializado em março. Agora ele tem a caneta para conquistar delegados.

Patriota no TSE

Está na pauta do TSE o julgamento da mudança do nome de PEN para Patriota. Em março de 2018, com abertura da 'janela da infidelidade partidária', o Patriota espera o ingresso de parlamentares oriundos da bancada da bala, como Valdir (GO), Éder Mauro (PA) e Fernando Francischini (PR), todos ex-delegados.

Da caserna

Jair Bolsonaro, que se lançará ao Planalto pelo partido, levará dois filhos deputados. Estão previstas também filiações de militares da reserva para candidaturas regionais a deputados federais. A entrada de Bolsonaro puxará ao Patriota prefeitos e vereadores.

O Xerife

Protógenes Queiroz, inocentado pela Justiça de SP no processo em que foi acusado de violação de sigilo na Satiagraha, tem esperanças de ser reintegrado à PF. Está com a deputada Renata Abreu (Pode-SP) a relatoria na CCJ da anistia do delegado.

Desespero de Evo

Após o segundo adiamento de audiência com o presidente Michel Temer, o presidente da Bolívia, Evo Morales, está em desespero. Ele quer aumentar o preço do gás vendido pelo seu governo à Petrobras. Mas o Itamaraty tem alertado Temer.

Haja gás

Aliás, pelo menos três jatinhos de magnatas intermediadores brasileiras de venda de gás para a Petrobras baixaram em La Paz nas últimas semanas. A disputa tem.. gás.

Epa, epa

O movimento católico Pró-Vida faz campanha na internet contra o PL 7371/14, que visa a instituir um fundo para combater a violência contra as mulheres. Mas por quê? Segundo os religiosos, cria-se um 'abortoduto' como canal para receber dinheiro do exterior com vistas a financiar abortos. Os líderes decidirão se a matéria entrará em votação.

Em alerta

A turma da Associação Nacional dos Delegados de PF se surpreendeu com as entrevistas e as declarações do diretor-geral da PF, Fernando Segovia. Mas a ADPF vai dar tempo ao novo DG sobre seus atos para se posicionar. A avaliação interna é que Segovia se "fragilizou com as entrevistas".

Eron & Luislinda

Longe de a Coluna intencionar prejudicar uma amizade de longa data entre a ministra Luislinda Valois e a deputada federal Tia Eron. Fato é que o presidente Temer vai substituir a ministra dos Direitos Humanos - e o nome de Eron (sem que ela saiba) surgiu à mesa do presidente entre outras cotadas. A favorita é uma deputada do PMDB.

A arte de ensinar

Em novo livro, 'A Arte da Educação', o chanceler da Estácio, Ronaldo Mota, disseca sobre o desafio do professor nestes novos tempos de tecnologias digitais, quando mestre concorre com tablets e smartphones pela atenção dos alunos. Vale o debate.

Esperança

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nomeou o mineiro Cloves Benevides, um dos maiores especialistas no assunto, como secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. O estado tem altos índices de criminalidade entre jovens.

 

Comentários