CUIDADO COM A SAÚDE BUCAL DO SEU PET

Por O Dia

171302765
171302765 - reprodução internet

O sorriso mais famoso do mundo animal é o do gato de Alice, da fábula Alice no País das Maravilhas. Já no nosso, dizem que ele é um cartão de visitas. Mas um belo sorriso é mais que beleza: é sinônimo de saúde. A falta de higiene bucal nos pets pode provocar doença periodontal, que causa doenças nas articulações e no coração. O mau hálito pode indicar o problema, que atinge 80% dos cães acima de 3 anos.

Marco Leon, veterinário especialista em Odontologia e Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, alerta: a doença é perigosa, pois os sinais são quase invisíveis, já que as lesões ficam sob a gengiva. Segundo ele, a maioria das doenças orais é rápida e silenciosa.

Tártaro, salivação excessiva e dificuldade de mastigar o alimento são indícios de problemas bucais. Para evitá-los, exames e a escovação devem começar cedo. E cães pequenos e idosos são mais suscetíveis à doença, de acordo com estudo, conduzido pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltahm, da Mars Petcare. A pesquisa foi publicada na BMC Vet Research. Os cães pequenos, por possuírem dentes grandes e pouco espaço na boca, têm predisposição ao acúmulo de placa bacteriana.

Comentários

Últimas de É o Bicho