DORES NA COLUNA PODEM INDICAR HÉRNIA

Por O Dia

Saúde. Dores na coluna também afetam pets
Saúde. Dores na coluna também afetam pets - Reprodução Internet

Os pets também sofrem de dor na coluna e o problema é mais grave que imaginamos. É que ela pode ser algo além da lombalgia: uma hérnia de disco, que causa paralisia. Adriana Valente de Figueiredo, veterinária ortopedista e cirurgiã da Petz alerta que o problema é silencioso.

Lhasa apso, shih tzu, daschund e bulldog francês são mais propensos à hérnia, mas ela pode acometer qualquer tipo de cão. Além da dor na coluna, a doença dá outros sinais: incômodos ao encostar ou pegar no colo, respiração ofegante, tremor, falta de posição para sentar ou deitar, dificuldade para andar e falta de coordenação. A doença em grau grave paralisa as patas de trás. Por isso, deve-se procurar um especialista. O tratamento pode ser com anti-inflamatório, fisioterapia e até cirurgia.

E para evitar a doença Adriana dá algumas dicas. Evite a obesidade mantendo alimentação balanceada e com exercícios. É bom evitar também subir e descer obstáculos, como camas, sofás e escadas, principalmente para as raças propensas à hérnia. Ao pegar o pet, segure ao mesmo tempo pela região do tórax e pélvica. Massageie faça carinho na coluna deles porque ajuda a relaxar e amenizar dores e tensão. Mas não use produto sem a indicação do veterinário.

Comentários