SUPERLOTAÇÃO NOS PRESÍDIOS

Por O Dia

A desumana situação na qual se encontram detentos nos presídios do Brasil é traduzida em números quando o assunto é superlotação. A taxa de déficit de vagas no sistema prisional chega a 337% no Amazonas (são 10.227 presos num espaço que deveria comportar 2.354). No Rio de Janeiro, que ocupa a décima sexta posição no ranking dos piores estados, o índice é de 77% (são 50.215 presos onde deveriam caber 28.443). A média nacional é de 73%.

Não há um único estado da federação que não apresente déficit. O mais bem colocado é o Paraná, com taxa de superlotação de 3% (42.673 presos para 41.336 vagas). Os dados são referentes a 1.420 unidades prisionais, das quais 1.102 apresentaram falta de celas. As informações são do Ministério da Justiça e foram repassadas à deputada federal Laura Carneiro (PMDB-RJ) após a parlamentar enviar um requerimento de informações ao governo.

Sem tempo a perder

Um dia após ser indicado pelo governador Pezão (PMDB) para assumir como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o auditor concursado Rodrigo Melo do Nascimento procurou, ontem, conversar com deputados estaduais. Quer chegar à sabatina pela qual terá que passar na Assembleia Legislativa, na terça-feira, com o terreno preparado.

Sem mágoa

Favorito para ser o indicado para a vaga até a presidente interina do TCE, Marianna Montebello, interceder junto a Pezão por Nascimento, o conselheiro substituto Marcelo Verdini diz não guardar mágoa: "Creio que a experiência do Rodrigo em controle externo tenha contribuído para a preferência da presidente. Tenho certeza de que essa escolha será salutar para o tribunal e que o Rodrigo continuará a fazer um excelente trabalho".

Em solo carioca

Atualmente morando nos Estados Unidos, Eduardo Paes (PMDB) já desembarcou no Rio, como Informe antecipou, segunda-feira, que aconteceria. O peemedebista deixará a cidade na semana que vem e só voltará em definitivo em janeiro. Aliás, o ex-prefeito do Rio é cobiçado por vários partidos.

Segue

Com a crise do PMDB, Paes já foi cortejado pelo PP, via vice-governador Francisco Dornelles, pelo PTB, por meio da deputada Cristiane Brasil, e pelo PDT, via presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Perguntado sobre quais as probabilidades de Paes ir para o PDT, Lupi responde: "Se depender de mim, todas".

Reunião com OSs

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) se reuniu ontem com dirigentes de todas as Organizações Sociais que atuam na área da Saúde. Em pauta, um planejamento financeiro para que os serviços não sejam interrompidos. As OSs são responsáveis por 53% da rede municipal.

Não é o que parece

Marcelo Freixo (Psol) retirou denúncia, no Conselho de Ética da Alerj, contra os peemedebistas Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi por "atos incompatíveis" (o trio está preso preventivamente). Mas, alto lá!, Freixo só o fez por questão regimental. É que, antes, o texto precisa passar pela mesa diretora da Casa, que dará celeridade ao processo.

'Compra o carvão!'

Deputados do PMDB têm dito que farão um churrasco para comemorar a saída de Freixo da Alerj ele será candidato a federal.

Comentários