PREFEITURAS E UNIÃO CONFIRMAM PAGAMENTO DO 13º

Por O Dia

Prefeito Jorge Miranda
Prefeito Jorge Miranda - Divulgação

Com a aproximação do fim do ano, a expectativa do pagamento do 13º salário é cada vez maior para milhares de servidores. Na próxima sexta-feira, vai ser depositada a segunda parcela para 1.272.226 funcionários da União. Segundo o Ministério do Planejamento, vão receber a complementação do abono de Natal 634.904 ativos do Executivo, 396.903 aposentados, e 240.419 pensionistas. A primeira parcela (50%) foi paga em julho. Vale lembrar que na segunda parte incidem descontos da Previdência e do Imposto de Renda (IR) na fonte.

Na Baixada Fluminense, cinco municípios já confirmaram o pagamento para todo os funcionários até o fim do mês que vem. As prefeituras de Nova Iguaçu e Nilópolis, por exemplo, pretendem depositar integralmente o abono até 20 de dezembro. Ambas também já quitaram o 13º atrasado de 2016. Situação parecida ocorre com Japeri e Queimados. Nova Iguaçu vai pagar no próximo dia 30, 40% do valor líquido do 13° de 2017. Os outros 60% virão em 20 de dezembro.

Já Mesquita, que quitou os salários atrasados deixados pela gestão anterior em fevereiro, pagou em julho a primeira parcela de 2017. "A segunda sairá na segunda quinzena de dezembro", informou o prefeito Jorge Miranda (foto).

Os servidores de outras cidade como Paracambi, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti não tiveram a mesma sorte, e pode ser que tenham que esperar mais. Apesar de já ter creditado 40% do abono em julho, a Prefeitura de Paracambi ainda não sabe quando vai quitar a segunda parcela. Já Belford Roxo vai pagar, na próxima sexta-feira, a primeira parcela a 1.200 aposentados e pensionistas. A segunda parcela será creditada um pouco antes do Natal, no dia 20 do mês que vem. Porém, os servidores da ativa ainda continuam sem data. Magé também não sabe quando vai pagar o 13º salário.

Logo nos primeiros meses da gestão, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (PMDB), quitou as folhas em atraso de outubro, novembro e dezembro de 2016. O 13º do ano passado também foi pago. Apesar de ter acertar salários, de acordo com a entrada da receita, a prefeitura tenta aumentar a arrecadação para ainda conseguir quitar as folhas salariais de 2017.

Comentários