Encontro da MPB celebra Pixinguinha

Festival Harmonia recorda o autor de 'Carinhoso', homenageia Caymmi e Gonzaguinha, e leva ao palco artistas como Ivan Lins e Daniela Mercury

Por O Dia

Felipe Diniz
Felipe Diniz - Hamilton

"Meu coração/não sei por que/bate feliz quando te vê". Há cem anos, o brasileiro entoa os versos criados por Pixinguinha em sua canção 'Carinhoso'. A terceira edição do Festival Harmonia vai celebrar o compositor e o centenário de seu maior sucesso nesta quinta-feira, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O evento contará com a participação de artistas como Ivan Lins, Daniela Mercury e Fernanda Gonzaga, o bandolinista Hamilton de Holanda e o multi-instrumentista Carlos Malta. Dividida em três grandes blocos, a apresentação terá sua primeira parte dedicada a Pixinguinha, que ganhará pelas mãos dos músicos Hamilton de Holanda e Carlos Malta releituras de suas maiores canções. Outro homenageado da noite será o cantor Gonzaguinha, que morreu há 26 anos. Para relembrar seus clássicos, o cantor Ivan Lins e Fernanda Gonzaga, filha de Gonzaguinha, subirão ao palco.

Com o intuito de dar mais visibilidade à MPB com uma boa ação, o produtor cultural Rodrigo Rezende criou o festival junto com a realizadora social Renata Cordeiro Guerra, do Instituto Todos com Felipe. "A renda do evento vai integralmente para o instituto e passa para duas obras sociais. São a reforma da ala infantojuvenil da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) e a implantação do projeto de ambulatório oftalmo-pediátrico no Hospital da Gamboa", conta Rezende. 

O produtor também aponta o diferencial do projeto: "Esse festival tende a valorizar o instrumentista. O que costuma acontecer é o contrário: o instrumentista convida a estrela da MPB".

Rezende destaca ainda que o cenário do show é mais tecnológico, conjugando projeções com os artistas. Na última apresentação da noite, Daniela Mercury mostrará ao público uma releitura dos maiores sucessos da carreira do compositor baiano Dorival Caymmi.

Com direção de Carlos Malta e curadoria dos produtores culturais Geraldinho Magalhães e Rodrigo Rezende, o Festival Harmonia terá sua última edição do ano nesta quinta. O espetáculo tem preços populares: de R$ 10 (galeria) a R$ 80 (camarotes).

Galeria de Fotos

Daniela Mercury FOTOS DIVULGAÇÃO
Daniela Mercury (E), Hamilton de Holanda (abaixo) e Carlos Malta: estrelas do festival Hamilton
Felipe Diniz Hamilton

Comentários

Últimas de Diversão