Planejamento financeiro para a viagem

Por O Dia

Na avaliação de Reinaldo Domingos, o ideal é que as pessoas se preparam com antecedência para fazer viagem no período de férias escolares. "O planejamento financeiro é importante para realizar esse sonho sem ter dores de cabeça, especialmente na volta, tendo altas prestações para pagar", orienta.

Na hora de pagar, é válido negociar, especialmente se for fazer à vista. Se quiser parcelar é preciso atentar se a parcela caberá no orçamento mensal. "Durante a viagem é válido seguir o planejamento e ter sempre uma reserva financeira equivalente a 30% do valor total da viagem, caso haja imprevistos - sejam eles positivos ou negativos", explica o especialista.

Domingos dá dica: evitar levar vários cartões. "O viajante pode ter, no máximo, dois cartões de crédito, com vencimentos próximos e posteriores a data da viagem", indica.

A estudante Alana Dutra, 22, viajou em dezembro para Portugal com passagens baratas. "Para encontrar o melhor preço, minha mãe ativou o serviço de alerta. Por volta de 60 dias antes da viagem, encontramos um bilhete com preço ótimo para dezembro. Teve escala em Nova York e depois foi para Lisboa. Também costumo seguir blogs e redes sociais de viagem para encontrar preços bons", diz.

Comentários

Últimas de Economia