UMA FEIRA DE INCLUSÃO

Evento para a Pessoa com Deficiência (PcD) irá movimentar o Parque Olímpico a partir de sexta. Organização espera receber 15 mil pessoas em três dias de atividades

Por O Dia

Atividades para PcDs, como dança, irão fazer parte do evento. Evento ocorrerá de sexta a domingo, das 10h às 19h, na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra. Medalhista olímpico Clodoaldo Silva estará presente
Atividades para PcDs, como dança, irão fazer parte do evento. Evento ocorrerá de sexta a domingo, das 10h às 19h, na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra. Medalhista olímpico Clodoaldo Silva estará presente - Divulgação

Chega ao Rio a primeira edição da Feira Cidade PcD, o maior evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a Pessoa com Deficiência (PcD). O evento ocorrerá de sexta a domingo, das 10h às 19h, na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O local será o ponto de encontro para quem busca tudo sobre PcD, com entrada gratuita e mil vagas de estacionamento liberadas. O medalhista olímpico e paratleta Clodoaldo Silva será o padrinho da feira, que vai concentrar em um só lugar as melhores empresas fornecedoras de produtos e serviços em meio a uma série de atividades.

São palestras, oficinas, shows de música e dança (todos de PcD), food trucks, jogos como vôlei sentado e basquete, espaço para test drive de veículos adaptados e até um balcão de empregos para impulsionar a entrada desse público no mercado. Com similar no Brasil apenas em São Paulo, a feira é uma iniciativa da revista PCD e do site www.universopcd.com.br, veículos lançados neste ano. Stands terão workshop de empreendedorismo para a pessoa com deficiência, como o trabalho da Contém 1g, que tem site para atender às necessidades de PcDs. Além disso, aluguel de cadeiras de rodas, venda de próteses e órteses e produtos de tecnologia assistiva integram o cardápio de negócios do evento. Veículos adaptados estarão disponíveis para testes, com consultores do Detran-RJ orientando sobre a isenção de impostos para compra de carros e retirada da carteira de habilitação.

"Existem doenças que dão direito à compra do carro com descontos de até 25%. Pessoas que fizeram mastectomia ou têm sequelas de AVC, túnel de carpo e hérnia estão entre as que podem contar com a redução expressiva de valor para adquirir um novo veículo. Por isso, informar está entre as prioridades desse evento inédito no Rio, mas que chega com a proposta de se repetir todos os anos", adianta Denis Deli, um dos coordenadores da feira.

Para receber os visitantes, a Cidade PcD contará com uma estrutura de acesso guiado que vai desde a saída da estação Cidade Olímpica, do BRT, até a chegada à Arena 2. Acompanhantes para pessoas com deficiência visual estarão na entrada do evento, que disponibilizará banheiros adaptados e ambiente climatizado.

PÚBLICO DE 15 MIL PESSOAS

E para animar o público, diversas atrações artísticas vão passar pelo palco, como os cantores Andrezinho Carioca e Sara Bentes, o comediante cego, Jefferson Farias além de desfile de moda inclusiva da estilista Silvana Louro. A expectativa é de que a feira receba 15 mil pessoas 6 mil delas com algum tipo de deficiência.

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES

Oficina de pintura em guache em alto relevo e orientações sobre procedimentos para a retirada de documentos e passe especial estão entre as atividades organizadas pela Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (Subpd). Acompanhado de uma equipe da Central Carioca de Intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), o subsecretário Geraldo Nogueira ministrará palestra sobre as recentes alterações na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

"A feira traz novos conhecimentos e tecnologias. O evento é também uma forma de facilitar a inclusão, difundindo mais informações e tornando a cidade mais acessível. A Prefeitura vê a participação na feira não só como uma oportunidade de mostrar ações no segmento, mas também de aprendizado", diz Nogueira.

Galeria de Fotos

Comediante cego Jefferson Farias será uma das atrações do evento Divulgação
Atividades para PcDs, como dança, irão fazer parte do evento. Evento ocorrerá de sexta a domingo, das 10h às 19h, na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra. Medalhista olímpico Clodoaldo Silva estará presente Divulgação

Comentários