Pequenos espaços podem ser funcionais

CasaCor tem loft inspirado em Fernando Torquatto

Por O Dia

Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes
Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes - divulgação

Elegância é sinônimo para o 'Loft do Empresário Carioca', projeto da arquiteta Cristina Japiassú presente na CasaCor Rio. Para que o ambiente fosse o mais charmoso possível, a concepção foi feita com base no lifestyle do maquiador e empresário santista Fernando Torquatto. Para trazer o estilo de vida badalado de seu homenageado para o loft, a arquiteta mescla uma decoração contemporânea, com peças de designers renomados, a fotografias e objetos que remetem às paixões dele, como pranchas de surf.

Cristina explica que, por ser um espaço pequeno (62 metros quadrados), o ideal é otimizar o que for possível: "O uso das cores claras e da integração dos ambientes é uma maneira de dar fluidez e amplitude ao espaço".

Nesta edição, uma das propostas da CasaCor é resgatar a origem do Rio, o Porto. Lá reside a raiz da cultura fluminense, e Cristina traduz isso em seu projeto. Segundo a arquiteta, a própria escolha de Fernando Torquatto como homenageado já mostra esse conceito, pois o santista é um empresário que aposta na renovação do Rio de Janeiro. A ideia é ter um ambiente completo com uma visão moderna: o espaço conta com quarto, living, cozinha, banheiro e closet. Em tons claros, ele resgata o uso da marcenaria como um dos pontos fortes do projeto.

A mostra CasaCor Rio de Janeiro fica em cartaz até esta quinta-feira no AQWA Corporate, na Via Binário do Porto 299, Porto Maravilha.

Dicas de decoração contemporânea, por Cristina Japiassú

Cores

Para dar sensação de amplitude, o projeto faz uso de tons em cinza claro e nude, com partes pontuais em preto. A marcenaria clara, que reveste a maior parte do ambiente, também segue tons claros. Alguns adornos se destacam, com cores vibrantes, aquecendo o ambiente. Dessa forma, cria-se um ar contemporâneo, arrojado e jovial.

Iluminação

As amplas janelas favorecem a incidência de luz natural e são ideais para dar sensação de amplitude a pequenos ambientes. O restante da iluminação é feita com lâmpadas de LED, inclusive nos nichos, conferindo ao loft um ar romântico e moderno.

Organização

Para ter um espaço bem categorizado, os nichos ajudam na organização e, devido à pouca metragem, foi usado um closet com diversos cabideiros e gavetas para organizar todo o ambiente.

Marcenaria

Tem grande destaque no loft, presente no revestimento e em alguns móveis. Além disso, a madeira também foi usada para dividir os ambientes. Entre o quarto e a sala, há um painel com desenho, que é ideal para pequenos espaços. Entre o living e a cozinha, entram uma bancada e uma mesa, categorizando os dois ambientes.

Galeria de Fotos

Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes divulgação
Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes divulgação
Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes divulgação
Para se inspirar e transformar imóvel compacto em ambientes modernos e aconchegantes FOTOS divulgação

Comentários