01 de janeiro de 1970
  • WhatsApp (21) 98762-8248

FUTURO INCERTO

Por O Dia

Enquete feita no twitter do PROFISSÃO CERTA ilustra a dificuldade que o jovem estudante tem para se decidir por uma profissão. À pergunta "a poucos dias do Enem, você está seguro sobre a carreira que vai seguir?", a resposta da maioria mostra o drama: 53% responderam que não estão seguros sobre a carreira escolhida, enquanto 47% se sentem seguros. A amostra representada pelos seguidores que se dispuseram a responder é pequena (34), mas há indícios de que esse problema atinge boa parte dos alunos brasileiros.

A última pesquisa sobre evasão das universidades (número de alunos que começa um curso superior e abandona antes do fim) foi divulgada no ano passado com números referentes a 2014. O levantamento mostra que neste ano, 49% dos jovens que começaram um curso universitário desistiram. Quase a metade! O próprio ministro da Educação, Mendonça Filho, atribuiu esse péssimo resultado à falta de informação vocacional para os alunos. "O Brasil tem apenas 8% dos alunos do Ensino Médio em programas vocacionais. A falta de orientação contribui para que haja uma desistência significativa dos jovens que ingressam no nível superior", disse.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado o motivo de tanta insegurança do jovem no momento de escolher a profissão. A falta de informação é muito grande.

Comentários