Emoção pelo G-7 vai até a última rodada

Cinco times brigam por duas vagas na Liberta, sendo três cariocas. Vasco e Flamengo dependem das próprias forças

Por ASSINATURA REPÓRTER

A vitória sobre o Cruzeiro, domingo, no Mineirão, deixou o Vasco a apenas um triunfo da Libertadores
A vitória sobre o Cruzeiro, domingo, no Mineirão, deixou o Vasco a apenas um triunfo da Libertadores - Fernando Michel/Parceiro/Agência O Dia

Com o campeão definido a quatro rodadas do fim, a emoção na parte de cima da tabela do Brasileiro sobrou para a luta pela vaga na Libertadores da América. Na última rodada, cinco times ainda brigam por dois lugares no G-7. Nessa disputa, Vasco, Flamengo e Botafogo largam na frente.

O Vasco, com 60%, é o clube que tem mais chances de disputar o torneio em 2018. Na sétima colocação, o Cruzmaltino tem os mesmos 53 pontos do Flamengo, em sexto lugar. O Rubro-Negro, no entanto, aparece com menos possibilidades de terminar o Brasileiro no G-7 do que o rival (57%).

"A diferença é muito pequena. Um joga em casa (Vasco) e o outro, fora (Flamengo). O Vasco ainda vem de uma grande vitória sobre o Cruzeiro, enquanto o Flamengo sofreu uma derrota muito desagradável. A sorte do Flamengo, talvez, é que o Vitória é o pior mandante do campeonato", explicou o matemático Tristão Garcia, responsável pelos cálculos.

Na oitava colocação, o Botafogo, com 38%, terá que vencer o Cruzeiro no Nilton Santos e torcer por tropeço de um dos rivais cariocas para garantir uma vaga. Chapecoense (30%) e Atlético-MG (15%) precisam de uma combinação de resultados e correm por fora.

FUGA DA SEGUNDONA

Se a briga pelo G-7 reserva grande emoções, a luta contra a degola não fica para trás. Das quatro equipes com risco de queda, duas farão companhia a Atlético-GO e Ponte Preta na Série B em 2018.

Avaí (83%) e Sport (65%), com 42 pontos cada um, um a menos que Vitória (16%) e Coritiba (36%), são os que apresentam situação mais difícil. Entretanto, o time baiano e o paranaense enfrentam equipes que brigam pela Liberta.

Comentários

Últimas de Esporte