Fãs da série serão brindados com episódio duplo a 1h da manhã, na madrugada de quarta para quinta-feira

Por O Dia

Rio - A quinta temporada da série 'Vikings' estreia quarta no canal Fox Premium. E os fãs da série serão brindados com episódio duplo a 1h da manhã, na madrugada de quarta para quinta-feira. Para quem ainda não acompanha a série, mas quer ficar em dia, o canal preparou uma programação especial. É a 'Maratona Vikings', com os vinte episódios da quarta temporada. Começa também quarta, às 9h20.

Katheryn Winnick protagonista da série como LagerthaDivulgação

Os famosos bárbaros vão invadir, além da TV, o Humaitá. Para que os admiradores da cultura nórdica entrem no clima para a premiére, até a escolha do ambiente para assistir à estreia foi pensada. O restaurante Vikings, no bairro, vai transmitir a série no terceiro andar, cujo nome é Valhalla.

"De acordo com a história, Valhalla é o majestoso e enorme salão com 504 portas, situado em Asgard, dominado pelo deus Odin situado no andar mais alto. É o lugar para onde as Valquírias conduzem os guerreiros mortos em batalhas para desfrutarem de banquetes regados a comida e hidromel, a bebida mais antiga da história da humanidade", esclarece Victor Hugo Rosário, um dos sócios do restaurante. O evento é aberto ao público, e o local vai receber os fãs da cultura e clientes. E a equipe da Fox que vai registrar tudo, à partir de 22h.

Na onda da difusão da cultura viking, também estarão no evento para um bate papo, Jhonni Langer, autor do 'Dicionário de História e Cultura da Era Viking' (Ed. Hedra, 580 páginas, R$79), que será lançado em dezembro, e os nove historiadores convidados por ele para escrever os verbetes. "O objetivo é proporcionar referenciais de conteúdo para todos os interessados no tema, sejam estudantes, pesquisadores ou apenas entusiastas", diz Langer.

Além de todo o clima histórico e ficcional, os curiosos e fãs da série que queiram assistir a estreia no restaurante ganharão um shot de hidromel, a bebida da época. E poderão entrar no clima se caracterizando, fazendo tranças e maquiagens no melhor estilo viking.

Nas extremidades os sócios do restaurante Vikings Adriano Cosme e Victor Hugo Rosário, que posam com o amigo Ogro Jimmi Divulgação

O empresário Daniel Pires, 37 anos, que acompanha grupos de reconstrução históricas como o 'Haglaz', afirma que assistir as histórias na TV ou no cinema é ótimo. Mas vivê-las, é melhor ainda.

"Os grupos fazem isso pela admiração por essas culturas e vontade de participar delas de alguma maneira, por isso atingem um grau de realismos e fidelidade impressionantes", diz Daniel, que na quarta vai estar no evento vestido a caráter. "É extremamente positivo que esse tipo de iniciativa se torne cada vez mais popular, trazendo mais cultura para a população".

 

Últimas de _legado_Notícia