Treinamento na Califórnia

Por O Dia

Spirit foi treinado na escola americana Guide Dog of the Deset, na Califórnia. Depois de ficar muitos anos na fila para conseguir um cão-guia treinado aqui no Brasil, Maria Villela inscreveu-se no curso de treinamento da Califórnia, onde passou um mês em treinamento com Spirit. Há dois anos, o cachorro foi doado a ela.

"Quinta-feira, fizemos aniversário de dois anos juntos. Ele me deu mais independência e segurança para fazer as coisas como as outras pessoas".

Para Maria, o treinamento para cães, como Spirit, é fundamental. "Há estimativa de que, no Brasil, só 200 pessoas com deficiência visual tem cão-guia treinado. O último censo do IBGE, que mostrou que o país tem cerca de 500 mil pessoas cegas, dá para notar como é importante divulgar a necessidade de se criar mais escolas de treinamento de cães", afirmou.

Para conviver com cão-guia há regras. Não se pode tocar, brincar ou chamar a atenção dele enquanto tiver guiando alguém. Não deve alimentá-lo, pois segue dieta para que possa acompanhar o dono aos lugares, sem fazer suas necessidades em locais inadequados.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro