Visitação em parques nacionais deve aumentar em 11,5% neste ano

Por O Dia

O número de visitantes em parques nacionais deve aumentar 11,5% neste ano. A estimativa é do instituto Euromonitor International, organização voltada para análises de mercado. A projeção é que, em 2018, 8,6 milhões de pessoas visitem as unidades de conservação.

Segundo levantamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelos parques nacionais, o número de visitantes vem crescendo ao logo dos anos. Em 2015, 8 milhões de pessoas frequentaram as unidades. Em 2014, foram 7,3 milhões e, em 2013, 6,4 milhões. O Parque da Tujuca é o mais visitado do Brasil, com registro de 2,9 milhões ao ano.

"Esse crescimento representa a mudança de um país que demonstra que pode ir muito além do turismo de sol e praia e que tem a natureza como sua maior riqueza. Somos o país com maior potencial do mundo em atrativos naturais para o turismo", destacou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz.

Atualmente, há 72 parques nacionais no Brasil, com 324 unidades de conservação que totalizam cerca de 79 milhões de hectares. Em 2015 a atividade turística nas unidades de conservação federais movimentou mais de R$ 1 bilhão nos municípios próximos e gerou cerca de 43 mil empregos.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro