Sabor internacional na orla de COPACABANA

Em parceria com O DIA, quiosque com culinária peruana e tailandesa é inaugurado na praia mais famosa do Rio

Por RAFAEL NASCIMENTO

Comidas peruanas servidas no Quiosque O DIa em Copacabana.
Comidas peruanas servidas no Quiosque O DIa em Copacabana. - Severino Silva / Agência O Dia

A orla do Rio ganhou uma energia positiva a mais. Trata-se de um pedacinho do Peru em Copacabana. Mas com um clima carioca. Em um ambiente moderno com comida peruana e tailandesa, shows, informações em tempo real e várias outras atrações, o quiosque O DIA/INKA já caiu no gosto dos amantes da praia.

No Brasil há cinco dias, a turista peruana Yomira Sancho, de 30 anos, curtiu a ideia de ter em Copacabana, e de frente para o mar, um espaço dedicado ao seu país. "É maravilhoso saber que teremos aqui um local com comidas de dois países. Com músicas e eventos típicos, nós (peruanos), vamos nos sentir em casa", brincou a jovem, enquanto degustava um ceviche de pescado.

A partir de agora, além de experimentar as iguarias do Peru e da Tailândia, quem passar entre os postos 3 e 4, na altura da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Figueiredo Magalhães, vai encontrar diversas ações promocionais do jornal O DIA. "Pretendemos realizar uma agenda de shows, eventos e promoções. Interagir com os leitores através de transmissões ao vivo, comentando sobre futebol a outras notícias", disse o diretor comercial do jornal, Daniel Penalva.

"É importantíssima essa ação do DIA. Degustaremos, além desses pratos maravilhosos, muita informação de qualidade", comemorou o aposentado Marcos Camargo, 65, que caminha diariamente na orla e, a partir de agora, vai frequentar o restaurante.

A parceria entre o jornal e o empresário Miguel Mollinedo, dono do Inka, foi celebrada com uma festa na noite de quinta. Mais de 100 pessoas participaram da primeira noite de programação, que terá agenda intensa nos fins de semana. Hoje a cantora Orieta Castilho vai animar o espaço com MPB. Tudo regado aos pratos preparados por chefs internacionais, que foram contratados para garantir o sabor original das cozinhas peruana e tailandesa. E o melhor: os preços são de calçadão. As iguarias variam entre R$ 15 a R$ 55.

Nascido no Peru, o empresário Miguel Mollinedo veio ao Brasil pela primeira vez em 1979 e se apaixonou pelas belezas da cidade maravilhosa. Em 2007, ele decidiu que o Rio era o local que ele queria morar. "Moro aqui há 11 anos e antes disso, eu passei pelo mundo inteiro. Eu escolhi Copacabana por essa beleza, por esse encanto. Estou trazendo toda a minha família para o Brasil. Escolhi o melhor lugar do mundo para morar", brincou.

Recém-aposentado de uma empresa de petróleo, Mollinedo que já viajou por mais de 60 países e chegou a morar na Venezuela resolveu reformar o quiosque da praia com investimento próprio. Após a obra, que durou pouco menos de dois meses, o local ganhou melhor infraestrutura, iluminação e novo design. "Há cinco anos eu corro diariamente na orla, entre Arpoador e Copacabana, e sinto que esse ponto tem uma energia muito especial. Em parceria com o DIA resolvemos criar uma coisa nova e trazer uma comida de qualidade para os cariocas e os turistas que frequentam a orla", afirmou o empresário.

CULINÁRIA DE EXCELÊNCIA

A cozinha peruana é uma das mais premiadas no mundo e, por isso, Mollinedo teve a iniciativa de abrir um espaço com a comida típica em plena praia de Copacabana. "Trouxemos chefs especializados para treinar os funcionários brasileiros. O nosso objetivo é levar a nossa comida, que está no topo do mundo, de forma sofisticada e barata". Para ele, o segredo do INKA ter uma comida de qualidade é a dedicação.

"Eu e os chefs vamos pessoalmente ao mercado para comprar os alimentos". De acordo com o empresário, os produtos são comprados em São Paulo, no Peru e em Londres.

No cardápio variado, entre as entradas, o destaque está para o ceviche de pescado e o choritos a la chalaca (mexilhões, cebola, tomate e milho marinado com limão). Na lista de especialidades, há o chupe de camarones, uma sopa típica de camarão com leite e a paella peruana. Outra boa pedida é o tacutacu, um macarrão de arroz com camarão, cebolinha, ovos, broto de feijão e pimenta.

Galeria de Fotos

Quiosque O DIA/INKA tem diversas atrações: de shows à informação em tempo real FOTOS Luiz Ackermann
O cardápio variado inclui pratos como o chupe de camarones (sopa típica) e choritos a la chalaca, com mexilhão, cebola, milho e tomate Severino Silva / Agência O Dia
Inauguração na quinta-feira lotou o quiosque na orla da praia Luiz Ackermann / Agencia O Dia
Funcionários brasileiros fizeram treinamento com chefs peruanos FOTOS SEVERINO SILVA
Comidas peruanas servidas no Quiosque O DIa em Copacabana. Severino Silva / Agência O Dia
Comidas peruanas servidas no Quiosque O DIa em Copacabana. Severino Silva / Agência O Dia
Comidas peruanas servidas no Quiosque O DIa em Copacabana. Severino Silva / Agência O Dia

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro