Cidade PcD no Parque Olímpico

Primeira edição de feira para pessoas com deficiência começa hoje. Serão três dias de atividades

Por O Dia

Com evento similar apenas em São Paulo, evento irá promover ações voltadas para o público PcD na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra
Com evento similar apenas em São Paulo, evento irá promover ações voltadas para o público PcD na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra - Divulgação

Começa hoje, a partir das 10h, a primeira edição da Feira Cidade PcD, evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade para a Pessoa com Deficiência (PcD). Serão três dias de atividades na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra, que se estenderão até as 19h. O local será o ponto de encontro para quem busca tudo sobre PcD, com entrada gratuita e mil vagas de estacionamento liberadas.

O medalhista olímpico e paratleta Clodoaldo Silva será o padrinho da feira, que vai concentrar em um só lugar as melhores empresas fornecedoras de produtos e serviços em meio a uma série de atividades. São palestras, oficinas, shows de música e dança (todos de PcD), food trucks, jogos como vôlei sentado e basquete, espaço para test drive de veículos adaptados e até um balcão de empregos para impulsionar a entrada desse público no mercado.

Com similar no Brasil apenas em São Paulo, a feira é uma iniciativa da revista PCD e do site www.universopcd.com.br, veículos lançados neste ano. Stands terão workshop de empreendedorismo para a pessoa com deficiência, como o trabalho da Contém 1g, que tem site para atender às necessidades de PcDs. Além disso, aluguel de cadeiras de rodas, venda de próteses e órteses e produtos de tecnologia assistiva integram o cardápio de negócios do evento. Veículos adaptados estarão disponíveis para testes, com consultores do Detran-RJ orientando sobre a isenção de impostos para compra de carros e retirada da carteira de habilitação.

"Existem doenças que dão direito à compra do carro com descontos de até 25%. Pessoas que fizeram mastectomia ou têm sequelas de AVC, túnel de carpo e hérnia estão entre as que podem contar com a redução expressiva de valor para adquirir um novo veículo. Por isso, informar está entre as prioridades desse evento inédito no Rio, mas que chega com a proposta de se repetir todos os anos", adianta Denis Deli, um dos coordenadores da feira.

Para receber os visitantes, a Cidade PcD contará com uma estrutura de acesso guiado que vai desde a saída da estação Cidade Olímpica, do BRT, até a chegada à Arena 2. Acompanhantes para pessoas com deficiência visual estarão na entrada do evento, que disponibilizará banheiros adaptados e ambiente climatizado.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro