REMAR é preciso

Projeto usa as águas do Rio Guandu para aulas de stand up paddle, canoagem e mergulho

Por O Dia

canoagem e mergulho no rio guandu
canoagem e mergulho no rio guandu - divulgação

As águas do Rio Guandu têm importância fundamental no abastecimento da Região Metropolitana do Estado do Rio. Desde o início do ano, porém, cerca de 50 crianças e adolescentes também têm aproveitado as manhãs de domingo para aulas de canoagem, mergulho e stand up paddle, que são realizadas na altura do bairro Nova Belém, em Japeri. As atividades fazem parte do projeto 'Remar é Preciso'.

Comandado por Afonso Urbieta, em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer de Japeri, o projeto 'Remar é Preciso' nasceu quando o próprio professor voava sobre a região. Sim, ele também é instrutor de voo livre. "Vi que o local era bonito e percebi que a canoagem seria importante para as crianças e adolescentes", lembra.

Conforme Urbieta, as aulas têm servido para que os alunos conheçam melhor todas as particularidades do Rio Guandu, além de garantir hábitos mais saudáveis e disciplina. "Eles ficam mais disciplinados e obedientes e ainda podem levar toda experiência para dentro de casa. Agora, dentro do projeto, vou introduzir a leitura", destaca.

Empolgado, o instrutor acrescenta que, junto com a Prefeitura de Japeri, também vai viabilizar o primeiro festival de caiaque slalom. "Será o primeiro no Estado do Rio. Nosso projeto é tão conhecido que vem gente de Duque de Caxias e até amigos franceses e americanos para acompanhar nossas aulas", entrega.

MUDANÇAS DE VIDA

O estudante Matheus Vitor, de 16 anos, é um entusiasta do 'Remar é Preciso'. Segundo ele, as aulas garantiram melhor porte físico e vida mais saudável. "Antes, era magrinho. Hoje, já vejo alguns músculos nos braços. Minha academia é dentro d'água. Trouxe até meu irmão de 13 anos", empolga-se.

Eduarda Leal de Souza, de 14 anos, também conta que as aulas mudaram sua vida. "Não tinha nada para fazer onde moro, agora tenho um esporte. Meu fim de semana não é na Internet, é na água", exalta.

Galeria de Fotos

O instrutor Afonso Urbieta em dois momentos: nas aulas de canoagem e de mergulho divulgação
canoagem e mergulho no rio guandu divulgação

Comentários