Odontologia para pacientes especiais

Mesquita amplia atendimento odontológico para pessoas com limitações motoras ou doenças crônicas

Por O Dia

O CEO fica no bairro Santa Terezinha e funciona de segunda a sexta
O CEO fica no bairro Santa Terezinha e funciona de segunda a sexta - divulgação

A Secretaria de Saúde de Mesquita acaba de ampliar o atendimento odontológico às pessoas portadoras de necessidades especiais. As consultas são realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona na Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, no bairro Santa Terezinha. Agora, a unidade consegue atender até 100 pacientes com algum tipo de limitação física ou doença crônica antes, eram de 30 a 40 atendidos.

São considerados pacientes especiais aqueles que têm algum tipo de neuropatia ou limitação motora, além de pessoas transplantadas, cardíacos, hipertensos, diabéticos e soropositivos, entre outros. No CEO de Mesquita são realizados atendimento para tratamentos endodôntico (canal), periodontia, odontopediatria, diagnóstico de saúde bucal e bucomaxilo-facial.

De acordo com Nelson Monteiro, coordenador de Saúde Bucal de Mesquita, determinados pacientes, por apresentarem graves limitações motoras, requerem tratamento especial. "Semanalmente, conseguimos atender entre 80 e 100 pacientes que precisam de um cuidado especial. Há outros profissionais aptos também nas unidades de saúde do município, mas diante de alguns casos de complexidade, é crucial que esse atendimento seja prestado no próprio CEO", destaca Monteiro.

O CEO de Mesquita fica no segundo andar da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa Avenida União, 676, no bairro Santa Terezinha. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os atendimentos odontológicos também são realizados em outros oito locais nas Unidades Básicas de Saúde Jorge Campos e Vila Norma, e nos centros de Estratégia Saúde da Família Sete Anões, Edson Passos, Walter Borges, Jacutinga, Santo Elias e Maria Cristina.

Comentários