De Nova Iguaçu para os Estados Unidos

Estudante de 18 anos vai participar do programa Jovens Embaixadores 2018 e se prepara para viajar em janeiro

Por LUIZ ALMEIDA

Daniel Fúcio participará de intercâmbio que vai durar três semanas
Daniel Fúcio participará de intercâmbio que vai durar três semanas - divulgação

Daniel de Fúcio Fernandes está na contagem regressiva. Também pudera. Aos 18 anos, ele se prepara para embarcar, em janeiro, para os Estados Unidos. Aluno do Ciep Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil Estados Unidos, em Nova Iguaçu, o jovem é um dos 50 estudantes brasileiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2018. Todos vão participar de um intercâmbio de três semanas naquele país.

"Minhas expectativas são enormes. Sempre quis ir aos Estados Unidos para conhecer o país, a cultura, as escolas de lá, a comida, tomar aquele café da manhã deles, entrar em contato com uma realidade totalmente diferente da minha. É a realização de um antigo sonho", vibra Daniel.

Roteiro de viagem

Na 3ª série do Ensino Médio, o estudante, que só saiu do Rio para conhecer os estados de São Paulo e Minas Gerais, conta que a viagem vai começar em 9 de janeiro. Será quando embarcará para Brasília, onde vai receber todas as orientações do programa de intercâmbio. Em seguida, no dia 12, irá rumo a Washington, permanecendo lá por quatro dias. "Depois, de 17 a 29, vamos para uma cidade anfitriã, mas que ainda não foi definida. Por fim, voltaremos à capital americana e regressaremos ao Brasil no dia 3 de fevereiro", detalha.

Empolgado, o estudante iguaçuano garante que o idioma não será empecilho. Muito pelo contrário. Foi no Ciep Carlos Drummond de Andrade Intercultural Brasil Estados Unidos, uma escola bilíngue, que conseguiu aprender Inglês. "Quando entrei, na 1ª série, não sabia nada. Hoje, estou em um nível intermediário, mas sou fluente", conta.

Na reta final do Ensino Médio, Daniel faz planos. O estudante conta que pretende fazer bacharelado e licenciatura em Biologia. Ele, contudo, não descarta fazer cursos de graduação no exterior. "Meu outro sonho, por incrível que possa parecer, é ser professor", destaca.

Comentários