Qualidade de vida através de exercícios

Projeto oferece atividades físicas gratuitas para adultos e crianças no município de Belford Roxo

Por O Dia

Alunos têm aulas de musculação, gap, aeroboxe, muay thai e jiu-jitsu. Já são cerca de 100 beneficiados
Alunos têm aulas de musculação, gap, aeroboxe, muay thai e jiu-jitsu. Já são cerca de 100 beneficiados - Divulgação

Golpes, 'jebs' e nocautes. Esta é a realidade do projeto 'Luta em Movimento', que há um ano oferece aulas gratuitas de musculação, gap, aeroboxe, muay thai e jiu-jitsu. As atividades físicas são destinadas às crianças, jovens e adultos de Belford Roxo, com mais de 10 anos de idade. O coordenador do curso e professor de Educação Física Edilson Santos, 49 anos, considera que o projeto alcança seu objetivo principal, o de melhorar a qualidade de vida.

"Procuramos fazer também a interação entre os alunos. Alguns deles, vem para as aulas deprimidos e acabam esquecendo dos problemas e elevando a autoestima", disse Santos. A iniciativa é da Prefeitura de Belford Roxo e os treinos são diários na sede da Guarda Municipal. O foco é levar o 'Luta em Movimento', cursos de música e língua estrangeira para outros bairros carentes do município ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Com a prática de exercícios, os alunos sentem os benefícios no dia a dia. É o caso de Roselene Aparecida Araújo de Lima Silva, de 36 anos, moradora do bairro São Bernardo, que chegou pesando 160 quilos e já conseguiu perder peso. "Eliminei oito quilos desde quando ingressei no projeto, e o melhor, sem custo. Nem sempre temos condições para pagar uma academia", contou.  

Elias Vaz de Araújo, 49, conta que não perde uma aula. "Não aguentava nem mesmo subir alguns degraus de escada. Depois que comecei a praticar a musculação, minha resistência aumentou. Sem contar que conheci novos amigos".

As aulas de treinamento funcional são realizadas de segunda a sexta-feira, às 18h. O Muay Thai acontece terças e quintas, das 19h às 20h30. Para se inscrever, os interessados devem ir à sede da Guarda Municipal, na Avenida Joaquim da Costa Lima s/n, bairro São Bernardo, levando os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico e se for menor, deve estar acompanhado do responsável.

Comentários