Dia D para mulheres de Petrópolis

Por O Dia

Petrópolis vai realizar no sábado, 11 de novembro, o Dia D de Coleta de Preventivo. A ação acontecerá em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), 24 Postos de Saúde da Família, além do Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde), do Hospital Alcides Carneiro e do Ambulatório Escola de 8h30 às 16h. O câncer do colo do útero é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

O exame preventivo popularmente conhecido como Papanicolau é o principal maneira para diagnosticar irregularidades no colo uterino. Ele também tem sido utilizado como a principal estratégia para se obter um diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro venha a evoluir.

O exame preventivo precisa ser feito anualmente pelas mulheres tão logo elas iniciem vida sexual. Além da detecção do câncer de colo de útero, ainda que seja na fase pré-clínica, quando não há sintomas, o exame auxilia no diagnóstico de outras doenças. Caso o resultado venha a assinalar qualquer irregularidade, o preventivo deve passar a ser feito a cada seis meses.

Comentários