Diagnóstico precoce pode evitar sofrimento desnecessário e morte do paciente

Por O Dia

Os médicos advertem que lidar com o câncer de próstata não é simples, mas é possível o paciente viver bem e com qualidade de vida quando se conhece e se entende melhor a doença.

"A enfermidade é uma das que mais prevalecem no mundo e, justamente por isso, é fundamental descobri-la o quanto antes. Com o diagnóstico precoce, nós podemos seguir com tratamentos menos invasivos, mais simples e de menor custo, ou mesmo, em muitas situações, apenas observar a doença sem a necessidade de terapia por alguns anos", explicou o oncologista clínico, Arthur Maria Gomes Filho, do Hospital Israelita Albert Einstein.

O grau de manifestação varia entre leve e muito agressivo. Em alguns casos, a patologia pode demorar anos para se desenvolver. Em outros, pode evoluir rapidamente. "Ela se manifesta de maneira diferente em cada indivíduo", alertou o especialista.

A doença pode levar a óbito em meses ou nunca trazer problemas. Nas ocorrências mais leves, faz-se o acompanhamento com exames ou cuidados locais, como radioterapia e cirurgia com bloqueio ou não da testosterona para regressão do câncer. Tudo tem que ser avaliado caso a caso. A quimioterapia não necessariamente será realizada em todo paciente. Esse procedimento é indicado para tumores mais agressivos.

Comentários

Últimas de Saúde