Beleza natural

Temperos e ervas podem ser usados em tratamentos estéticos. Benefícios são percebidos na pele, cabelos e atacam celulite

Por O Dia

-

Na Antiguidade, povos como gregos e egípcios já conheciam o poder de ervas e especiarias como aliadas da estética. Graças à presença de compostos bioativos, temperos proporcionam benefícios ao corpo humano não só quando ingeridos, mas também se usados topicamente. Por isso, para além da culinária, podem fazer parte de tratamentos de beleza para cabelos e pele. O combate a acne e celulite, por exemplo, é um dos efeitos obtidos.

De acordo com a esteticista e massoterapeuta Fabyola Bunin, do Acqua Brasil Spa, ao empregar especiarias em receitas caseiras de aplicação terapêutica, o ideal é utilizar toda a preparação de uma vez. O armazenamento pode levar à deterioração do produto, que perde suas propriedades e se torna um perigo para a saúde, devido ao risco de contaminação por fungos e bactérias. "O que é natural raramente pode ser mantido em longo prazo", ressalta Fabyola.

No prato, os temperos dão mais sabor aos alimentos e ajudam quem quer emagrecer e se manter jovem por mais tempo. Segundo a nutricionista e chefe funcional Liliane Rocha, a pimenta acelera o metabolismo e a queima calórica, assim como o gengibre, que ainda contribui para a diminuição do volume abdominal ao reduzir os gases. "O azeite é antioxidante e auxilia na prevenção do envelhecimento, por melhorar a capacidade do organismo de expelir radicais livres", explica a especialista, acrescentando que o alecrim tem características semelhantes. A cebola é outro ingrediente que promove desintoxicação, enquanto canela e cravo-da-índia melhoram a termogênese (gasto energético para a produção de calor).

Comentários