PRIMEIROS SOCORROS

Por O Dia

QUEIMADURAS

A área queimada deve ser lavada com água corrente, sem esfregar, para ser resfriada. Depois, é preciso buscar atendimento médico para avaliação de cuidados adicionais.

Ingestão de objetos

O indicado é ligar para 190 e se orientar com o Corpo de Bombeiros sobre os protocolos de expulsão do objeto. Outra possibilidade é fazer contato com a emergência pediátrica de referência. Não se deve tentar desfazer a obstrução com pinças e outros materiais, pelo risco de agravar o problema..

Intoxicação

Em caso de ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza, o melhor é não oferecer líquidos ou provocar vômito na criança, mas levá-la para avaliação do médico, que pode indicar uma lavagem estomacal. Se o contato foi com pele ou olhos, o local afetado deve ser lavado com bastante água. Se houver irritação, é necessário procurar atendimento especializado.

Cortes

Se o corte for superficial, a área deve ser limpa com água corrente e sabão neutro. Se for necessário, pode ser feito um curativo simples. Já cortes profundos, além de lavados, deve ser comprimidos para evitar o sangramento excessivo até a chegada a uma unidade de emergência. O ideal é que, em até seis horas, sejam feitas a sutura e as terapêuticas de prevenção, como a vacina antitetânica.

Comentários

Últimas de Vida Saudável