PEDRO FERNANDES NA DISPUTA

Por O Dia

O lançamento da candidatura do deputado estadual Pedro Fernandes (PMDB) ao governo do estado pegou de surpresa até mesmo os companheiros do próprio partido, que não sabiam das pretensões do colega. Ontem, Pedro, que atualmente é secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, publicou um vídeo em sua página no Facebook lançando-se como candidato. Entre outras coisas, ele classifica a candidatura como "desafio', diz que se prepara há muito tempo para isso e que ainda não decidiu por qual partido vai concorrer.

Bastidores

São fortes os rumores de que Fernandes já está praticamente com um pé fora do PMDB, e teria recebido convites de dois partidos para filiação. Já há quem diga que a candidatura dele teria sido sugerida pelo ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani, que está preso em Benfica. Apelidado de "Menino Maluquinho", por colegas do PMDB - por ter se juntado a manifestantes contra o Governo do Estado, quando era secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos -, Pedro está em negociação.

Já a concorrência...

Também disputando o posto, o secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa, não quis se estender ao ser questionado sobre a candidatura do colega. "É legítima a pretensão dele", disse o até então "candidato do prefeito". Nem Marcelo Crivella e muito menos dirigentes do PMDB quiseram falar a respeito da candidatura.

Crime eleitoral?

Mal foi lançada e a candidatura de Fernandes já despertou ciúmes dos colegas, que o acusam de estar infringindo a lei e cometendo crime eleitoral, por estar fazendo campanha bem antes da hora.

Apesar da crise...

A rede estadual de ensino foi recordista de alunos inscritos no Prêmio Prudential de Voluntariado. Dos 728 projetos inscritos, 524 eram de alunos de escolas estaduais e CIEPs. Além disso, dos 30 finalistas, 18 eram da rede do estado, sendo que a medalha de prata foi para o aluno Rafael Rabelo, do CIEP 321 Doutor Ulisses Guimarães, em Jacarepaguá, e a de ouro para o estudante Evando Ramos, do Colégio Estadual Professor Francisco de paula Achilles, de São Gonçalo.

Cobrança

Embora a Alerj tenha aprovado esta semana projeto de lei que obriga as delegacias a identificarem os atentados por intelerância religiosa, há mais de dois meses, o secretário estadual de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes, vem cobrando da Secretaria de Segurança a inclusão nos registros de ocorrência. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos também já havia solicitado o acréscimo de Intolerância por Procedência Nacional (Xenofobia) e Intolerância por Raça/Cor.

Campanha

O Projeto Craque do Amanhã, que atende a mais de 200 crianças e jovens, de 9 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social no bairro do Arsenal, no município de São Gonçalo, lançou uma campanha para ampliar a sede. O projeto tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love e Ganso. Para ajudar, basta acessar o site www.craquedoamanha.org

Comentários