Entrevista com Alexandre dos Reis

Superintendente do SESI/RJ

Por O Dia

Alexandre dos Reis, do Sesi
Alexandre dos Reis, do Sesi - Divulgação

O DIA- O Sistema Firjan tem atuado no segmento social apoiando muitos projetos, voltados à inclusão. Qual a importância de investir neste setor?

É a direção dos ventos. A questão da inclusão está no mundo contemporâneo, no dia a dia das pessoas, e o sistema Firjan não pode ficar de fora. Criamos uma política de recursos humanos, fazemos ações de massificação junto ao empresariado. Temos o programa Inserir desde 2011, justamente com essa finalidade.

A Firjan atrai parcerias com isso?

Com certeza. Nosso papel é transformar, informar, e é isso que a gente faz o tempo todo. Temos parcerias de longa data. O Projeto Pulsar, do Instituto Superar (que promove cursos para profissionais das áreas de educação e saúde especialmente para trabalhar com pessoas com deficiência), por exemplo, desenvolve um ótimo trabalho e é uma dessas parcerias de sucesso. Desenvolvemos um trabalho com eles e com a Câmara Brasil-Alemanha.

O sistema Firjan participou do Cidade PcD, o maior evento de inclusão já realizado no Município do Rio...

Precisamos intensificar mais a causa, fortalecer mais as políticas nacionais e dar visibilidade às boas práticas. O empreendedor busca referenciais.

Comentários