A bateria descarregou - Saiba o que fazer

Por O Dia

Mulheres na direção
Mulheres na direção - LUIZA ERTHAL

Imagina só a cena. Você aproveita as férias ou feriado prolongado para viajar com a família. No meio do caminho, a bateria descarrega. As crianças rapidamente começam a ficar estressadas e tudo vira rapidamente um caos. Calma, não precisa entrar em pânico!

Apesar do atraso, o passeio não está perdido. A bateria descarrega quando seu alternador automotivo para de carregá-la. Ou seja, o alternador é um gerador de energia que alimenta todo o sistema elétrico e também serve para repor a energia que a bateria perde quando usada sem o motor. Você sabe o que fazer quando isso acontece no meio da viagem?

Tenha por perto um cabo de chupeta - você sabe o que é isso? É um cabo com pontas para encaixar na sua bateria e em outra bateria que servirá de transferência de carga para a sua, que está ruim. Lembre-se de respeitar os polos elétricos.

Caso seu carro seja carburado, dar um tranco é uma opção para fazer o motor pegar. Caso o carro seja injeção, desista. Risco ao sistema!

Fique alguns minutos sem tentar ligar o carro. Quando você força uma bateria ruim, ela esquenta e tem maior perda de capacidade. Em alguns casos, esperar um pouco faz você conseguir ligar o motor!

Se a bateria ainda der algum sinal, desligue absolutamente todos os aparelhos elétricos do carro. E tente ligar o motor.

Prevenção. Como prevenir é melhor do que remediar, separamos também as causas mais comuns para bateria arriada. São situações que todo mundo já passou ou já fez, então vale manter a atenção para evitar perrengues: chave de ignição ligada por muito tempo - normalmente por esquecimento; não perceber faroletes ligados, também por esquecimento! A dica é ter atenção e criar uma rotina ao entrar e sair do veículo.

Comentários