REALIDADES DISTINTAS EM FOTOS E FILME

Documentário mostra drama político no Chile, e exposição revela o cotidiano das cidades na Baixada Fluminense

Por O Dia

O Tour de Falcoaria, com falcoeiro Leandro Mautone, faz parte da programação de férias do zoológico
O Tour de Falcoaria, com falcoeiro Leandro Mautone, faz parte da programação de férias do zoológico - Divulgação

Clássico do cineasta chileno Patricio Guzmán, o documentário 'Nostalgia da Luz' será exibido amanhã, às 16h, no Sesc São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A sessão encerra a mostra 'Sesc.DOC'. A entrada é gratuita.

Lançado em 2015, 'Nostalgia da Luz' se passa no deserto de Atacama, no Chile, onde astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto todos assassinados pela ditadura militar de Augusto Pinochet.

A contraposição das duas realidades é mostrada a partir de entrevistas e imagens que documentam o trabalho dos astrônomos e as buscas pelos desaparecidos políticos no deserto do Atacama.

Ainda na Baixada Fluminense, termina amanhã, nas unidades do Sesc em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, a exposição 'Olhares da Baixada'. Na mostra, imagens de nove fotógrafos da região que abordam o cotidiano das cidades da Baixada, com referências às festas populares e religiosas, à paisagem arquitetônica e aos problemas sociais.

Galeria de Fotos

Patrícia Furtado Machado participa de debate no Sesc São João de Meriti, no dia 30, após exibição do filme 'Nostalgia da Luz Divulgação
O documentário 'Nostalgia da Luz', do diretor chileno Patrício Guzmán, mostra a busca de mulheres por desaparecidos políticos no deserto de Atacama Divulgação
'Olhares da Baixada': referências a manifestações populares e religiosas Ratão Diniz
O Tour de Falcoaria, com falcoeiro Leandro Mautone, faz parte da programação de férias do zoológico Divulgação

Comentários

Últimas de Diversão