Superação Online

Medalhista paralímpico vai desenvolver plataforma online de mentoria

Por O Dia

Clodoaldo Silva, em palestra dada a crianças
Clodoaldo Silva, em palestra dada a crianças - FOTOS Divulgação

Omedalhista paralímpico Clodoaldo Silva vai elaborar um treinamento de desenvolvimento pessoal online em todo o país. A ideia é lançar uma plataforma personalizada, com base nas necessidades de cada participante. Inédito no Brasil e com metodologia inspirada em cursos de ensino a distância, o pré-lançamento do 'Vencer Barreiras' foi anunciado pelo próprio Clodoaldo no começo deste mês, em meio à feira Cidade PcD, no Parque Olímpico, na Barra.

A perspectiva é que as inscrições sejam abertas a partir da primeira quinzena de janeiro, com vagas limitadas. A mentoria será feita em módulos com vídeos individualizados, onde o ex-atleta fala da sua própria trajetória de superação. Aliás, a experiência não é exatamente uma novidade para Clodoaldo, que começou a dar palestras motivacionais depois das Paralimpíadas de Atenas de 2004, quando se tornou o recordista em medalhas em uma única edição dos Jogos, com seis ouros e uma prata. De lá para cá, expandiu a sua atuação fora da piscina, com projetos sociais e academias inclusivas no Rio, São Paulo e Rio Grande do Norte, seu estado de origem. Só no Rio, foram inauguradas 24 academias com o uso de energia solar, que atingiram cerca de 12 mil pessoas.

O novo projeto de mentoria online começou a ser desenvolvido em setembro, depois das Paralimpíadas do Rio, quando Clodoaldo decidiu abandonar as competições ainda no auge. Nos Jogos do Rio, ele foi o escolhido para acender a pira olímpica. "A ideia era fazer com que as palestras não fossem só presenciais e criar um conteúdo totalmente online. Nasci com paralisia cerebral. Comecei a nadar como fisioterapia. Hoje, sou reconhecido não pela deficiência, mas pela capacidade de superar limites. É essa a história que quero passar. Uma mensagem de superação, para que as pessoas sempre busquem fazer o melhor possível", acredita.

Clodoaldo, de 38 anos, mora em um apartamento em Realengo com a esposa e a filha de 6 anos. Mesmo fora das competições, mantém uma rotina de treinamento em uma piscina a apenas 500 metros de casa. "Faço palestras exaltando a atividade física. Se eu parar, seria hipocrisia da minha parte", diz, com a certeza de que não basta falar. É preciso dar o exemplo.

Galeria de Fotos

Então atleta, Clodoaldo Silva acendeu a pira olímpica dos Jogos Rio-2016 Divulgação
Ele é o recordista de medalhas em uma edição, com seis ouros e uma prata em 2004 Divulgação
Clodoaldo Silva, em palestra dada a crianças FOTOS Divulgação

Comentários